Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe

Projeto de Avaliação de Impacto medirá ações do Sistema FAEMG

PESQUISA
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
07/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Uma proposta criada pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES será desenvolvida pelos professores Viviani Lírio e Altair Moura, do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV), para identificar e avaliar o impacto econômico e social das ações realizadas pelo Sistema FAEMG.

O Projeto de Avaliação de Impacto consiste na elaboração de uma metodologia que possibilite a análise dos resultados e, com isso, melhor aplicação de recursos. O processo iniciou-se em setembro e terá duração de 12 meses. A atividade está sendo coordenada pelos professores da UFV, com participação de profissionais do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

Profissionais do Sistema FAEMG e da UFV reuniram-se virtualmente para tratar da proposta

O gerente de Planejamento do Sistema FAEMG, Celso Furtado Júnior, destaca a qualificação da UFV para essa construção conjunta e a importância de conhecer os resultados dos programas e treinamentos oferecidos pelo Sistema FAEMG aos produtores rurais. “Trata-se de uma iniciativa inédita. Nossa expectativa é positiva em poder sinalizar, com base na ciência, o impacto de nossas ações na agropecuária local ou regional; bem como junto aos produtores”, explicou.

Ao apresentar o projeto em 2020, a professora e pesquisadora Viviani Lírio ressaltou que “As informações geradas serão substrato para a tomada de decisão dos gestores e servirão à sociedade, que será provida, de maneira mais eficiente, a partir dos recursos que ela mesma investe”.

“Mostrar à sociedade os esforços e resultados do trabalho é fundamental. Vale destacar que esse é um processo de construção com base no conhecimento de toda a equipe. Essa participação gera sinergia em torno do mesmo propósito”, pontuou o pesquisador Altair Moura.

“Após o desenvolvimento dessa ferramenta metodológica, os professores da UFV irão treinar os instrutores, técnicos e supervisores para a aplicação em todo o estado. Dessa forma, poderemos avaliar continuamente o impacto de nossas ações”, afirmou Marcos Reis, gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa.