O Programa RetifiCAR, que pretende fortalecer os sindicatos rurais para auxiliar os produtores na retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), foi apresentado aos presidentes que compõem o Núcleo dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O encontro, promovido na Gruta dos Palhares, em Sacramento, reuniu 12 presidentes de sindicatos nessa terça-feira (23/7).
O RetifiCAR foi lançado em 2023 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e tem a parceria do Sistema Faemg Senar e dos sindicatos para facilitar a regularização ambiental das propriedades. O projeto piloto foi promovido em quatro municípios do Alto Paranaíba e Noroeste, e a expectativa é expandir para outras regiões. Além de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rondônia receberam o projeto piloto.
O CAR em Minas
Minas Gerais tem mais de 1 milhão de cadastros no SiCAR, mas enfrenta dificuldades na análise, feita pelo órgão estadual competente. Segundo a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, quando o programa iniciou, em setembro, apenas 0,03% dos cadastros tinha sido analisado.
Nesta quarta-feira (24), às 19h, O Sistema Faemg Senar promoverá uma live para o público geral entender como funciona esta análise. “O CAR analisado é uma oportunidade na segurança jurídica e no acesso a políticas de crédito, por exemplo”, explicou a gerente.
Reunião produtiva
Presente na reunião, o vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, destacou que o dia foi produtivo. “Tivemos a participação da nossa equipe de sustentabilidade para falar sobre o CAR e debatemos assuntos de interesse dos produtores e dos sindicatos, com uma boa presença dos presidentes do Núcleo”.
O vice-presidente do Sistema Faemg Senar e presidente do Núcleo dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Márcio Guapo, ressaltou que o encontro foi positivo e ainda possibilitou a discussão sobre a próxima eleição da entidade. “Decidimos agendar a eleição para a próxima reunião, que ocorrerá durante a ExpoGenética, em agosto, em Uberaba”.