Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Profissionalização pelo conhecimento

DIA DE CAMPO
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
24/11/2023 . SINDICATOS, SENAR

Dia de Campo do Sistema Faemg Senar em Mar de Espanha busca a melhoria da atividade leiteira

Otimização na gestão da propriedade, na alimentação animal e na qualidade do leite, são fatores que auxiliam na melhoria da produtividade e na qualidade de vida das famílias rurais. Aumentar os ganhos e desenvolver a cadeia leiteira foi o objetivo do 1º Dia de Campo do ATeG Balde Cheio de Mar de Espanha, realizado na última semana. O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Emerson Simão, e a analista de formação profissional rural, Tatiana Ude, acompanharam as atividades.

O evento na fazenda Chacrinha, zona rural da cidade, reuniu cerca de 80 pessoas. Produtores de diversas cidades participaram, além de autoridades locais. “2023 foi o ano em que nós decidimos nos dedicar ao investimento em qualidade do leite. Este é um importante setor econômico para nossa cidade e região, que merece ser olhado com atenção e receber investimento para que possa ser cada vez mais profissionalizado”, comentou o presidente do SPR de Mar de Espanha, Marion Ferreira Gomes.

Presidente do SPR de Mar de Espanha, Marion Ferreira Gomes

Estiveram presentes, ainda, o prefeito de Mar de Espanha, Francisco de Assis, o prefeito de Guarará, José Maurício de Sales, o prefeito de Pequeri, Glauco Braga Fávero, o prefeito de Senador Cortes, João Lúcio Ferreira, o presidente da Cooperativa de Produtores de Leite de Mar de Espanha (MARESP), Guto Tavares, além de representantes da Emater e Sicoob.

Soluções para os pecuaristas

Foram três seminários abordando diversas áreas da atividade leiteira: Importância econômica da qualidade do leite, com Leonardo Cota, supervisor do ATeG; Gestão econômica em fazendas leiteiras, com Silvio Quintão, supervisor do ATeG; e Planejamento de volumoso, com Diogo Homem Borges, coordenador técnico da Emater.

Diogo Homem Borges falou sobre alimentação animal
Leonardo Cota, supervisor do ATeG
Sílvio Quintão

O produtor de leite Sérgio Machado, da cidade de Senador Cortes, trouxe para o evento diversas dúvidas. Ele tem 120 hectares, onde produz diariamente cerca de 900 litros de leite e aproveitou o Dia de Campo para aprender a sanar problemas na produção. “Estou nessa atividade há mais de 30 anos. Toda a minha vida eu lidei com vacas, e digo que faço isso não só pelo dinheiro, mas também pelo amor que tenho por essa atividade e pelos animais. Hoje, enfrentamos duas sérias dificuldades nesta área, que são a sucessão no campo e encontrar mão de obra qualificada para trabalhar conosco”, comentou Sérgio.

Este foi o último de sete Dias de Campo realizados em 2023 na região. O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Emerson Simão, avalia que o evento “fechou com chave de ouro” a programação. “Este foi um ano muito difícil para os produtores de leite. Enfrentamos vários problemas da porteira para fora. Por isso, estamos sempre nos esforçando para melhorar o cenário da porteira para dentro, aumentando a eficiência das propriedades e modernizando o campo”, avaliou.

Sérgio é produtor de leite e tirou diversas dúvidas no evento

O prefeito de Mar de Espanha, Francisco de Assis, disse que o município vem desenvolvendo programas de incentivo aos produtores de leite. Em parceria com o Sindicato Rural, a Cooperativa Maresp e a Emater, foi criado o programa “Curral Novo”, que possibilita a melhoria genética dos rebanhos, com doação de sêmen e inseminação artificial. Ele acredita que é importante e necessário incentivar essa cadeia, que é a segunda atividade produtiva que mais gera renda para o município, atrás apenas do setor têxtil. “É importante e necessário criar oportunidades de geração de renda para essas pessoas, que auxiliam no desenvolvimento e na arrecadação do município”.

Novo programa do Sistema Faemg

A analista de FPR do Sistema Faemg Senar, Tatiana Ude, aproveitou o evento para convocar os presentes para ações do Sistema Faemg Senar que serão realizadas em breve na cidade, como o Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA). “Este é um projeto piloto que vai auxiliar na implementação de boas práticas para os produtores da cidade e da região. Este projeto será dividido em sete módulos, com 24 horas de consultoria presencial para cada produtor, visando a profissionalização dos negócios rurais”, expôs Tatiana.

Tatiana Ude convocou produtores para o BPA

O Dia de Campo foi uma realização do Sistema Faemg Senar e Sindicato Rural de Mar de Espanha, com patrocínio da Cooperativa Maresp e Sicoob Credimata. Apoio da prefeitura municipal e Emater. O evento marcou também o encerramento do primeiro ano de atendimento do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Balde Cheio, na cidade.