Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Gandarela

COMUNICADO GERÊNCIA DE SUSTENTABILIDADE
ESCRITO POR ASCOM
13/05/2022 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBIO convoca os moradores da região da Serra da Jaguará (Itabirito) para reunião que discutirá a elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Gandarela. A reunião será realizada dia 15/5 (domingo) às 10 horas, na Pousada Mirante do Espinhaço (Pousada do Saulo). Mais informações: parna.gandarela@icmbio.gov.br.

O Sistema FAEMG ressalta a importância da mobilização e envolvimento dos produtores rurais do entorno do Parque para que o aspecto social seja levado em consideração na elaboração do Plano de Manejo, considerando as atividades já desenvolvidas pelos produtores da região e respeitando assim o uso do solo que já é praticado no entorno.


Este encontro integra uma agenda de reuniões que serão realizadas com as comunidades do entorno, para repasse de informações sobre a proposta do Plano de Manejo e definição da Zona de Amortecimento.

A Gerência de Sustentabilidade (GDS) do Sistema FAEMG está à disposição para orientar os produtores. E, tão logo sejam definidas as datas e locais das próximas reuniões, informaremos aos SPRs envolvidos. Para contato com a GDS ligue para o número 31-3074-3014 ou envie e-mail para ambiente@faemg.org.br.

| Sobre o Plano de Manejo e o PARNA Gandarela
O Plano de Manejo é um documento elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social, e estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação (UC) e seu entorno. Já a Zona de Amortecimento se refere às áreas localizadas no entorno de uma UC, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a Unidade. Por este motivo a participação dos SPRs e produtores das localidades é indispensável para garantir que os produtores rurais afetados sejam ouvidos no momento da definição e implementação destes normativos.

O PARNA Gandarela abrange áreas dos municípios de Noiva Lima, Raposos, Caeté, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, Itabirito e Rio Acima, foi criado por Decreto Federal em 13 do outubro de 2014 e, desde então, vem seguindo os trâmites para sua implantação integral. O Sistema FAEMG é uma das instituições com assento no Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra do Gandarela e está participando das discussões em curso no âmbito do Conselho.