Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Parceria deve ampliar ações para o desenvolvimento da equideocultura em Minas Gerais

EQUIDEOCULTURA
ESCRITO POR NICOLAU COIMBRA, DE BELO HORIZONTE
01/06/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A Associação dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM) e o Sistema Faemg Senar preparam uma parceira que pretende fomentar as atividades envolvidas com a equideocultura bem como o turismo em Minas Gerais. No fim da manhã desta quinta-feira (1/6), os representantes das duas instituições se reuniram para planejar a oferta de programas por meio do Senar Minas.

A presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, participou da reunião com representantes do Sistema Faemg Senar

“Esse encontro representa um importante momento para estabelecer uma parceria estratégica no sentido de dinamizar ações em conjunto. Nossa intenção foi apresentar alguns conteúdos e experiências já realizadas, e iniciar uma construção conjunta com a ABCCMM de soluções para o desenvolvimento da equideocultura e estimular o turismo rural por meio das ‘cavalgadas temáticas’. Essa iniciativa poderá representar ganhos para o aperfeiçoamento da gestão, formação/qualificação de pessoas e modernização do negócio”, explica o Superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Junior.

A presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, explica que a parceria tem sido pensada com foco na rotina de funcionamento de haras e como meio de levar a raça para novas usos, como os esportes e o lazer.

“É necessário desenvolvermos e profissionalizarmos o nosso trabalho. A nossa gestão está muito voltada para a parte técnica. Todo o nosso quadro de colaboradores está passando por uma atualização”, conta.

A parceria deve fomentar o turismo em Minas Gerais

Ampliação das atividades

Cristiana ainda explica que “o Mangalarga Marchador está em todo território nacional. Anualmente, são cerca de 300 eventos, mas queremos fomentar o acesso ao cavalo de sela. Queremos ampliar o uso dos nossos animais para além da pista e levá-los para todos que gostam de montar e praticar esportes. É necessário que a gente não elitize muito o animal”, detalhou.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Luiz Ronílson, explicou, durante o encontro, que será necessária uma fazenda com infraestrutura adequada para os treinamentos práticos durante a realização dos cursos.

Turismo Rural

O gerente executivo do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha Melo, fez a apresentação do projeto de Turismo Rural. A ideia é utilizar os cavalos da raça Mangalarga Marchador para fomentar as cavalgadas em Minas, passando por propriedades atendidas pelo Senar e ainda divulgar os produtos.

Durante a apresentação, o gerente ainda avaliou que Minas Gerais tem um potencial gigante para aliar o turismo rural às cavalgadas. As regiões do Vale do Jequitinhonha e do Sul de Minas já possuem estruturas que atendem, inicialmente, ao projeto. O próximo passo será análise, pela ABCCMM, dos conteúdos apresentados para que em um novo momento as instituições reúnam para o fechamento da proposta de trabalho; o que deverá ocorrer ainda este mês. ”