Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Parceria com Vibra Agroindustrial agrega valor à avicultura

AVICULTURA
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
07/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Minas Gerais ocupa o 5º lugar na produção de carne de frango e a 6ª posição em número de animais abatidos no país, conforme pesquisa trimestral do IBGE. Com visão estratégica nesse contexto, o Sistema Faemg Senar Minas firmou parceria com a Vibra Agroindustrial, uma das maiores empresas de avicultura do Brasil, composta pelas marcas Nat, Vibra Ingredientes e Avia. O objetivo é atender as demandas de capacitação da mão de obra no mercado avícola e reduzir a variabilidade do custo de produção no sistema de integração.

A reunião para concretização da parceria foi conduzida pelo gerente regional do Sistema Faemg Senar em Sete Lagoas, Rodrigo Ferreira, e a agente de desenvolvimento rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Sete Lagoas, Rejane Aparecida da Cunha, acompanhados dos representantes da Vibra, Agnaldo Pelentier e Jardel Fernandes Barroso.

A partir da esquerda: Agnaldo Pelentier, Rodrigo Ferreira, Rejane Aparecida e Jardel Barroso (extensionista da Vibra)

A demanda de capacitação surgiu a partir de pesquisas realizadas pela empresa, identificando esse gargalo na área da avicultura de corte na região. O público-alvo dos treinamentos são pequenos produtores com mão de obra familiar e grandes produtores com perfil de investidores que fazem parte do sistema de integração da empresa e buscam trabalhadores rurais especializados para lidar com o ciclo de produção do frango de corte.

Cenário favorável

Nos últimos três anos a produção mundial de carne de frango ultrapassou os suínos e bovinos, sendo o Brasil líder no ranking de exportação, totalizando 4,822 milhões de toneladas ao longo do ano de 2022. Segundo Agnaldo Pelentier, supervisor de produção da Vibra Agroindustrial, Minas Gerais é um estado com potencial no segmento devido às condições climáticas totalmente favoráveis. “Temos como compromisso otimizar ainda mais a criação e, para o sucesso disso, contamos com parceiros como o Sistema Faemg Senar, que proporcionem mudanças de atitude do produtor e do trabalhador rural, classe que não mede esforços para garantir alimento de boa qualidade ao mundo”.

A analista de agronegócio do Sistema Faemg Senar Mariana Simões Mendes fez uma análise dos índices da avicultura no estado e reforçou o papel da entidade na profissionalização da atividade. “Quando avaliamos o VBP (Valor Bruto da Produção) de 2022, indicador calculado com base na produção e nos preços recebidos pelo produtor, Minas faturou R$ 8,2 bilhões com a produção de frango e R$ 1,77 bilhões com a comercialização de ovos. Os resultados representam 7,5% do VBP total do estado em 2022, reforçando a importância da cadeia produtiva”.

“O Sistema Faemg Senar corrobora com a avicultura mineira e está de portas abertas para buscar soluções que visem prosperar ainda mais esta cadeia produtiva, contribuindo na profissionalização da atividade através de cursos e capacitações em biosseguridade, manejo, melhoramento genético e outras demandas. Além disso, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), oferece assistência técnica gratuita aos membros que compõem as CADEC’s do estado, visando auxiliar os produtores no cumprimento da Lei de Integração”, acrescentou Mariana.

Próximos passos

O plano de trabalho com a programação dos treinamentos do Sistema Faemg Senar está em fase de elaboração. “Esperamos que, muito em breve, possamos comemorar os resultados desta parceria e transformar a realidade no campo junto à uma empresa que tem um longo caminho de tradição e expertise no segmento”, completou o gerente regional, Rodrigo Ferreira.