Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Novo Cruzeiro: mais de 2000 atendimentos em menos de oito horas

FAMÍLIA NA PRAÇA
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
30/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

A “lembrança de um dia feliz” foi o sentimento de todos que estiveram no distrito de Lufa, em Novo Cruzeiro, para participar do programa Família na Praça. O último domingo do mês marcou uma das maiores edições da iniciativa, que completou 10 anos em 2024.

Musicalização infantil, pipoca, artesanato, dança, almoço, picolé, oftalmologista, nutricionista, pula-pula, dança e a novidade esperada por todos: atendimento veterinário. Além de estar em família, muitos produtores levaram seus pets para aplicação de vacinas e vermifugação.

Glenda Nunes adotou um cão em situação de rua e ainda não tinha tido a oportunidade de vaciná-lo. “Vim para vacinar, ver a estrutura e as crianças brincando. Além de diminuir o meu custo, aqui no veterinário. Estava na expectativa e agora deu certo”, contou.

Glenda foi uma das 2.010 pessoas atendidas no evento. “Ficamos muito felizes em ver que acertamos em cheio na escolha do local. O povo soube valorizar a iniciativa, que foi muito bem conduzida pela equipe do Sistema Faemg Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Cruzeiro e Prefeitura Municipal”, disse o gerente regional Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, visivelmente contente com o resultado.

Glenda aproveitou a novidade do atendimento veterinário

Não menos satisfeitas estavam dona Jesuína Pereira, de 86 anos, e Geane Alves, de 29, que foram atendidas em situações diferentes. Dona Jesuína estava preocupada com a pressão arterial e diabetes. Geane optou em levar as suas três filhas para participarem de brincadeiras e oficinas disponíveis gratuitamente. “Eu queria que isso durasse vários dias! Só assim para aproveitar tudo. Tiramos foto, brincamos, eles fizeram arte. Adorei demais”, disse Geane.

Sentada assistindo à apresentação de teatro de marionetes, Dona Ramira Vieira saiu da comunidade de Diamantino com a família, encontrou amigos e priorizou o atendimento à saúde. “Fiz todos os exames. Há muitos anos estou precisando de médico para olhar as vistas e consegui. Também acho divertido ver as coisas acontecendo, as apresentações, e tudo mais. Hoje é um dia feliz”, vibrou.

Dona Jesuína (de lenço) com uma das voluntárias do evento

Representante do poder executivo, Flávio de Sá, secretário geral da prefeitura de Novo Cruzeiro, ressaltou a importância da parceria com o Sistema Faemg Senar. “É uma ideia que faz parte da gestão, sobretudo quando traz melhorias e benefícios à população, em especial a população da zona rural”. Para ele, os cursos e capacitações ofertados em parceria com o SPR de Novo Cruzeiro enriquecem o município. “Então a palavra é gratidão! Que essa parceria se estenda e amplie cada dia mais”, frisou.

“Sabemos que as comunidades rurais não têm acesso aos serviços ofertados pelo programa, ou ese acesso é muito limitado. Por isso mesmo o programa foi formatado para atender necessidades com serviços de caráter educativo, preventivo, participativo e recreativo. Estamos cumprindo um dos princípios da Promoção Social: melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais. Para 2025, o programa será remodelado para ampliarmos sua realização”, revelou o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães.

Crianças aproveitaram a musicalização e pintura em rosto

O distrito de Lufa faz parte das 68 cidades que já receberam o programa, que inclui mais de 20 atividades de arte e cultura, lazer, jogos esportivos, saúde e apresentações musicais.

}