Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Festival do Queijo Minas Artesanal

EVENTO
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
29/05/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Belo Horizonte se prepara para receber a 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Expominas. Cerca de 40 expositores, de 12 regiões produtoras do estado, irão apresentar seus produtos, alguns deles premiados em competições nacionais e internacionais. Os visitantes poderão conhecer e degustar variedades de queijos, além de produtos que harmonizam com a iguaria, como mel, doces, geleias, café, azeite, cerveja artesanal, cachaça e vinho. 

Durante o evento, haverá um espaço gastronômico, onde oito chefs mineiros irão apresentar pratos doces e salgados, tendo o queijo artesanal como um dos ingredientes. Cada chef usará queijos de duas regiões produtoras participantes do Festival. Os pratos serão vendidos durante toda a programação.

Realizado pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg Senar, o Festival do Queijo Artesanal de Minas visa valorizar a iguaria, promovendo a gastronomia local, fortalecendo a economia e o turismo regional. O evento também é uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre a cultura, tradições e sabores de Minas Gerais. 

“O Festival do Queijo Minas Artesanal tem importância estratégica para a valorização do setor queijeiro do nosso estado. Somos responsáveis por 40% da produção nacional, atividade que gera renda e ocupação para milhares de famílias. E o Sistema Faemg Senar atua fortemente para o desenvolvimento da cadeia produtiva do queijo, promovendo assistência técnica, gerencial e capacitação aos produtores rurais. O FQMA é uma oportunidade para mostrar todo o potencial mineiro de produzir queijos de qualidade nas nossas diversas regiões produtoras, fazendo uma conexão direta dos produtores com o público consumidor”, destacou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo.

Mais de 30 mil pessoas passaram pelas últimas edições do Festival e foram comercializadas quase 7 toneladas de queijo. Além disso, muitos visitantes vieram de fora de Minas Gerais, demonstrando o potencial da gastronomia local para atrair turistas de todo o país. A expectativa neste ano é que passem pelo evento mais de 10 mil visitantes ao longo dos três dias.

Valorização dos queijos artesanais 

O queijo artesanal de Minas Gerais é reconhecido internacionalmente como um dos melhores queijos do mundo. O 'modo artesanal’ de se produzir queijo também leva o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, a profissionalização do processo produtivo, o reconhecimento das origens produtoras e eventos como esse festival têm valorizado cada vez mais os queijos artesanais de Minas, permitindo que os produtores se mobilizem e direcionem ações para a conquista de novos mercados. “O Sebrae Minas tem papel fundamental nesse trabalho, que começa na organização da base produtiva, fortalecendo as associações regionais de produtores, estimulando a melhoria da qualidade do queijo e a gestão das propriedades, além de contribuir para a ampliação das vendas desses produtos, conectando os produtores com os mercados compradores”, afirma Marcelo de Souza e Silva.

O festival também irá oferecer seminários com conteúdo técnico de atualização e qualificação para profissionais da cadeia produtiva do queijo artesanal.

Programação para toda a família 

Durante o festival, os visitantes terão a oportunidade de provar e comprar diferentes tipos de queijos artesanais, produzidos com muito cuidado e carinho pelos produtores locais. O evento também conta com a aguardada “Votação Popular do Melhor Queijo do Festival”, onde os visitantes poderão fazer uma degustação às cegas e votar no queijo que mais gostarem. Será uma disputa acirrada entre os melhores queijos artesanais do Festival.

E não para por aí, as oficinas de aprendizado são uma atração à parte! Serão seis oficinas ministradas por especialistas, com temas que vão desde a combinação do queijo com outros produtos até a análise sensorial da iguaria. Para saber mais e se inscrever, acesse http://festivalqam.com.br/. Haverá, ainda, atrações musicais ao vivo e espaço kids.

Além do Festival do Queijo Artesanal de Minas, acontece no Parque da Gameleira a maior exposição da pecuária leiteira da América Latina, a Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite - Megaleite 2023. A exposição é a maior vitrine da pecuária nacional e atrai visitantes de diversos países. A feira terá também leilões, mostra de animais, mini fazendinha e eventos técnicos.

A junção dos dois eventos oferece uma oportunidade única de as pessoas conhecerem toda a cadeia produtiva do queijo artesanal, do leite ao queijo, já que os visitantes terão acesso ao Festival e à exposição com o mesmo ingresso.

Para maior comodidade é indicado fazer um pré-cadastro antecipado no site do evento para garantir a entrada: https://www.hbatools.com.br/__1342 

Serviço 

5º Festival do Queijo Artesanal de Minas

Data: 8, 9 e 10 de junho. Das 10h às 22h. 
Local: Expominas: Av. Amazonas, 6020 - Gameleira, Belo Horizonte - MG
A entrada é gratuita com credenciamento único, que vale para os dois eventos 
Como vai funcionar: É feito o pré-credenciamento no site e, na entrada dos eventos, é só mostrar o QR Code para retirar o crachá e aproveitar toda a programação da Megaleite e do Festival (https://www.hbatools.com.br/__1342) 
Oficinas: Para quem quiser participar das oficinas, é cobrado um valor de R$50 e a inscrição deve ser feita também pelo link: https://www.hbatools.com.br/__1342

Para outras informações sobre o Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, acesse o site oficial do evento: http://festivalqam.com.br/ 

}