Foi aberta oficialmente, nesta sexta-feira, (17), a Festa Nacional do Milho (Fenamilho) 2025, em Patos de Minas. A comissão organizadora espera que mais de 300 mil pessoas, entre turistas e moradores, participem do evento que termina no dia 25/5. A abertura contou com a presença do vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, que destacou a importância da feira e a atuação da entidade na valorização dos produtores rurais.“Apoiamos o Sindicato Rural na idealização da Feira da Agricultura Familiar para a Fenamilho, reafirmando o nosso compromisso de continuar atuando de forma firme para defender os interesses dos nossos produtores”, afirmou Ebinho Bernardes.
Nesta edição, uma das principais novidades é a inclusão da Vila da Agricultura Familiar dentro do Parque de Exposições. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, com o objetivo de dar visibilidade aos agricultores familiares da região. Quarenta produtores terão a oportunidade de expor e comercializar os seus produtos durante os nove dias de festa. “Foram feitas grandes intervenções no parque de exposições que vão permitir um grande conforto e um melhor atendimento aos produtores rurais, uma delas foi a criação uma área para abrigar a Feira da Agricultura Familiar, com 1.700 metros quadrados anexos ao escritório do Sindicato, onde 40 produtores da região irão expor e comercializar seus produtos. A entrada principal do parque e a fachada foram completamente repaginadas, o restaurante reformado e o Memorial do Milho também estará aberto para visitação durante o evento”, afirmou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cleides Júnior.
A participação ativa do Sistema Faemg Senar reforça o papel da entidade como aliada dos produtores, promovendo inclusão, visibilidade e oportunidades de negócio no maior evento agropecuário do Alto Paranaíba.