Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Família na Praça: 10 anos de apoio à saúde, cultura e cidadania

PROMOÇÃO SOCIAL
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
07/03/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Programa Família na Praça chega ao décimo ano celebrando os mais de 72 mil atendimentos em atividades que promovem o cuidado com a saúde, a cultura, o lazer e a cidadania. O ponto de partida foi o município de Lontra, em 2014. Desde então, o programa chegou a outras 67 cidades do interior de Minas Gerais, percorrendo 52.480 quilômetros. A caminhada continua com a ampliação das ações. Neste ano, o primeiro evento será em Perdões, neste domingo (10).

“Sabemos que as comunidades rurais não têm acesso aos serviços ofertados pelo programa ou ele é muito limitado. Por esse motivo, o programa foi formatado para atender as suas necessidades por meio de serviços com caráter educativo, preventivo, participativo e recreativo. Estamos cumprindo um dos princípios da Promoção Social: melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais. E para 2025 o programa será remodelado para ampliarmos a sua realização”, destacou o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães.

72.089 atendimentos

52.480 quilômetros percorridos

68 municípios beneficiados

Ampliação

Perdões será o primeiro de dez municípios a receber o programa em 2024. Entre as novidades para a comemoração dos 10 anos de programa, está a tenda para bate-papo com o SPR (Sindicato dos Produtores Rurais), a oferta da Oficina de Musicalização e o aumento de atendimentos envolvendo saúde bucal e higiene pessoal.

Em Perdões, a programação inclui mais de 20 atividades de arte e cultura, lazer, jogos esportivos, saúde e apresentação musical. A Prefeitura Municipal de Perdões oferecerá transporte gratuito para alunos saindo das comunidades rurais.

Família na Praça em Perdões

Data: 10 de março - domingo
Local: Praça da comunidade do Retiro dos Pimenta
Horário: das 8h às 16h

Programação completa

- Bate-papo com o produtor rural
- Fotografia da Família
- Oficinas de Artesanato
- Pintura em Rosto
- Oficina de Desenho
- Oficina de Balão Modelável
- Oficina de Fantoche
- Apresentação de Teatro de Marionetes
- Camarim Fashion
- Oficina de Musicalização
- Cama Elástica
- Futebol e Vôlei
- Gincanas
- Pula-pula
- Aferição da Pressão Arterial
- Teste de Glicemia
- Campanha de Saúde Bucal
- Campanha de Higiene Pessoal
- Corte de Cabelo
- Exame de Vista
- Distribuição de pipoca e algodão doce
- Apresentação da dupla Willian Reis & Marcos

}