Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Faemg apresenta Programa Assistência Gerencial no SPR

AÇÃO ESTRATÉGICA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
08/02/2024 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Parte de um conjunto de ações estratégicas coordenadas pela diretoria do Sistema Faemg Senar, o programa começa ser implementado neste mês.

Mais de 200 presidentes de sindicatos de produtores rurais, agentes de desenvolvimento rural e técnicos de campo de todas as regiões de Minas Gerais participaram nesta quarta-feira (7/2), de uma reunião virtual na qual foi apresentado o novo Programa Assistência Gerencial no SPR. O programa faz parte do escopo de ações estratégicas coordenadas pela diretoria do Sistema Faemg Senar que visam, em médio e curto prazos, fortalecer o posicionamento classista do setor agropecuário mineiro.

“Este é o primeiro passo rumo a um conjunto de ações bem planejadas que vai nos levar a ter mais influência política para que possamos ser cada vez mais respeitados enquanto a maior e mais bem avaliada atividade economia do nosso Estado”, afirmou o presidente do Sistema, Antônio Pitangui de Salvo.

 

O que é

O novo programa é mais uma ação inovadora do Sistema Faemg Senar para garantir de maneira prática a modernização dos instrumentos de gestão dos sindicatos e, com isso, o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados aos produtores rurais.  “O Assistência Gerencial é um aperfeiçoamento de um outro programa que desenvolvemos no Sistema Faemg Senar, o Gestão com Qualidade no Sindicato – GQS. Desta vez, para além das questões teóricas e de planejamento, o novo programa vai garantir intervenções práticas com consultorias na sede dos sindicatos. Serão visitas mensais durante seis meses e no sétimo mês haverá a realização de benchmarking”, explicou o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social (GFPR/PS), Wander Magalhães.

Toda a diretoria do Sistema Faemg Senar participou do encontro. Entre os presentes estavam o presidente Antônio Pitangui de Salvo, o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o vice-presidente Secretário, Ebinho Bernardes e o assessor especial da Diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu).

“É mais um trabalho que estamos desenvolvendo para ajudar os nossos sindicatos, fortalecê-los, para que eles atendam melhor e engajem os produtores ao nosso propósito, que é também um propósito coletivo, estarmos unidos e fortalecidos para defender a agropecuária mineira", avaliou o vice-presidente Renato Laguardia.

“Apresentação do programa Assistência Gerencial no SPR é um marco para nós. Esta reunião de sensibilização é muito importante, pois a partir de hoje damos um passo fundamental para qualificar ainda mais os nossos sindicatos. Estaremos lado a lado neste processo”, reforçou o vice-presidente Secretário Ebinho Bernardes.

 

Próximos passos

Ainda no mês de fevereiro, será aplicado um piloto do programa em 15 sindicatos de produtores rurais. Para participar do piloto, o sindicato precisará atender alguns critérios como: possuir estrutura física, ter disponibilidade de recursos humanos, e atender a uma logística que garanta proximidade entre os sindicatos participantes nesta fase inicial, o que visa favorecer o deslocamento do técnico consultor.

“Depois de executado o piloto, vamos conseguir perceber as necessidades dos sindicatos e adequar o nosso programa. Vamos escrever o documento norteador e, assim que ele seja aprovado pela diretoria do Sistema, ele será disponibilizado aos sindicatos que desejarem receber o programa de assistência Gerencial”, finalizou Wander Magalhães.