A 33ª Expocachaça, que teve sua abertura oficial hoje (4/7), no Centerminas Expo, em Belo Horizonte, promete ser uma edição histórica ao reunir 250 expositores de todo o Brasil e apresentar uma variedade de mais de 2.000 produtos. O Sistema Faemg Senar marca forte presença na feira, com o Emporio, que oferece aos produtores rurais atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e aos egressos dos cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social (FPR/PS) a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos.
O Empório Senar, iniciativa que vai além dos eventos específicos da cadeia produtiva da cachaça, agrega produtores rurais ligados à produção apícola, café, queijos, vinhos, charcutaria, azeites, dentre outros, proporcionando grande visibilidade e oportunidades de mercado.
"É um orgulho para a Faemg participar mais uma vez desta abertura", afirma Antônio Pitangui de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar. "Acabamos de sair no Festival do Queijo Artesanal de Minas e agora estamos nesta feira da cachaça, que, assim como o queijo, é a cara de Minas Gerais. Vamos continuar trabalhando de forma muito firme para que o produto faça cada vez mais parte deste mercado", completa.
Destaques da edição 2024
Além da grande variedade de produtos, a Expocachaça 2024 traz diversas novidades para o público. Uma delas é o lançamento do “Perfil dos Empreendimentos de Cachaça em Minas Gerais”, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Seapa. O estudo, que ouviu 106 produtores de cachaça de alambique registrados no MAPA no ano passado, oferece um panorama completo do setor no estado.
Outro destaque é a participação da 17ª Brasilbier, feira de cervejas artesanais, que reúne cervejeiros de todo o país. A 2ª edição do Minas+Doce, que apresenta a doçaria mineira em seus mais diversos sabores, também é uma atração nova na Expocachaça.
Para o presidente da Expocachaça, José Lúcio Mendes, “é uma oportunidade para produtores artesanais de bebidas e da doçaria, vinícolas e produtores de azeite apresentarem seus produtos a um público que aprecia produtos de qualidade, além de estreitar contatos com uma rede de distribuidores, empresários e empreendedores influentes no ramo gastronômico, turístico e hoteleiro”, afirma.
O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, também presente na abertura do evento, destacou o trabalho do governo para o desenvolvimento do setor: "A Seapa tem feito o dever de casa e estes produtos de valor agregado têm feito a diferença para o produtor rural e para a economia de em Minas Gerais".
Celeiro da cachaça artesanal
O estado, maior produtor de cachaça artesanal do país, tem motivos para se orgulhar. O processo tradicional de fabricação da bebida em alambique é declarado como patrimônio cultural pelo estado, e os números comprovam a força do setor. São mais de 504 cachaçarias registradas, o que corresponde a 41,4% do total nacional e 2.144 mil marcas registradas, o que equivale a 35,7% das cachaças do país.
A expectativa é de que a feira gere R$ 30 milhões em negócios e receba entre 20 e 25 mil visitantes até domingo (7).