Agronegócio integra programação de encontro entre prefeitos eleitos e reeleitos na região Central de Minas
Representantes do Sistema Faemg Senar participaram, nesta quinta-feira (7/11), do 8º Encontro para Prefeitos e Vice-prefeitos Eleitos e Reeleitos (Eleições 2024), realizado em Curvelo, na região Central de Minas. Como patrono do evento, o presidente Antônio De Salvo ministrou uma palestra sobre o papel estratégico do Sistema no desenvolvimento dos municípios mineiros, destacando ações e programas que fortalecem o agronegócio no estado.
“O Brasil já é o maior produtor mundial de alimentos, e a produção agropecuária de Minas Gerais é uma referência nacional. O agronegócio é, sem dúvida, uma alavanca para o crescimento dos municípios. Trabalhamos para proteger o homem e a mulher do campo e fortalecer a organização política do setor,” afirmou Antônio de Salvo, elogiando a iniciativa do encontro.
Durante o evento, foi lançado o programa "Integração e Incentivo à Atividade Agropecuária e ao Turismo Institucional Sustentável", uma parceria com o Circuito de Turismo Guimarães Rosa. A iniciativa visa promover o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, integrando o setor agrícola com o turismo e valorizando a cultura local.
O encontro reuniu representantes do agronegócio e autoridades de Curvelo e outras cidades da região, como Abaeté, Augusto de Lima, Buenópolis, Campo Azul, Conceição do Mato Dentro, Corinto, Felixlândia, Gouveia, Ibiaí, Inimutaba, Joaquim Felício, Monjolos, Morro da Garça, Ponto Chique, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama, Santo Antônio do Rio Abaixo, Santo Hipólito e Várzea da Palma. Também estiveram presentes o presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto, o chefe-geral da Embrapa, Frederico Durães, e o gerente regional da Emater, Fernando Couto.
Ao final, Antônio de Salvo recebeu uma placa em homenagem aos seus relevantes serviços prestados ao setor agropecuário mineiro, entregue pelo presidente da Instância Regional de Turismo e Cultura Guimarães Rosa e prefeito de Presidente Juscelino, Ricardo Castro.
Além da palestra de De Salvo, os participantes acompanham, ao longo de dois dias, apresentações de especialistas de diversas áreas, em 12 painéis que abordaram temas como turismo como fonte de renda, gestão de recursos hídricos, boas práticas na administração municipal, desenvolvimento comunitário, segurança pública e sustentabilidade.