Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Domingo Especial em Guarani

FAMÍLIA NA PRAÇA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
11/10/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Nem o calor de mais de 32º afastou centenas de pessoas da Praça Antônio Carlos, no centro de Guarani, neste domingo, 8 de outubro. Durante todo o dia, foram realizados 1939 atendimentos aos que passaram pelo local e puderam aproveitar os diversos serviços gratuitos oferecidos, como corte de cabelo, testes de glicemia e pressão, conscientização sobre saúde bucal, higiene pessoal, atendimento odontológico, oftalmológico e muita brincadeira para as crianças.

“Eu achei muito bom, uma oportunidade de ficar mais tranquila com a certeza de que está tudo bem com a saúde”, disse a dona de casa Camila Santos. Ela, que tem histórico familiar de diabetes, aproveitou para fazer a medição da glicemia durante o domingo.

 

Equipe do Família na Praça reunida após o evento

Todas essas atrações fazem parte do programa Família na Praça, promovido pelo Sistema Faemg Senar. Um evento que tem como objetivo tornar especial o dia das famílias rurais, promovendo saúde, lazer e cultura. O presidente do Sindicato Rural de Guarani, José Maurício Carpanez, estava feliz por fazer parte de uma iniciativa que nunca tinha sido realizada anteriormente no município. “É um momento inesquecível. Ver a praça cheia, com a população abraçando esse evento”, ele disse.

A organização envolveu diretamente mais de 50 pessoas, com instrutores de oficinas, profissionais de diversas áreas, atrações e trabalhadores do sindicato.

 

A Família no centro da diversão

Durante todo o dia foram realizadas oficinas de desenho, massinha, balão modelado, pintura de rosto e camarim fashion. Em um dos estandes, acontece a distribuição da pipoca, em outro, você tira uma foto com a sua família e ela já sai impressa, pronta para colocar em um porta-retratos. “Hoje já aproveitamos muito, fizemos pintura de rosto com as crianças, fomos no pula-pula”, contou Daniele Pereira, que tirou uma foto com suas irmãs e sobrinhos.

 

Daniele Pereira com sua família 

 

A integração entre a família rural e os serviços que o Sistema Faemg Senar tem a oferecer é o principal objetivo do programa Família na Praça. “Nossa intenção é fazer com que essas pessoas venham até nós e participem de forma feliz”, afirmou Wander Magalhães, gerente de formação profissional rural e promoção social. “Atingimos o objetivo de ser um dia especial para as famílias, com muita interação e toda a população muito contente”, completou o gerente regional, Emerson Simão.

Arca da aventura deu um baú de delícias ao vencedore da caça ao tesouro

 

Atrações agradaram público presente

Antes do amanhecer a praça Antônio Carlos já estava cheia de barracas e estandes montados, onde uma grande diversidade de serviços seriam oferecidos gratuitamente para a população durante todo o domingo. A dona de casa Romilda Domingues, mãe de oito filhos, veio com as crianças para a praça e aproveitou para levar dois deles para cortar os cabelos.  “Avisaram na escola das crianças sobre vir aqui. Teve ônibus buscando a gente na zona rural. Achei muito interessante o empenho de trazer as pessoas para aproveitar esse dia”.

Outro local que teve grande procura foi a barraca de conscientização de saúde bucal. Quem passava por lá, levava um kit com ítens de higiene e aprendia técnicas corretas de limpeza e escovação dos dentes. “Estou aproveitando para me atualizar e para aprender mais, levando adiante o conhecimento que me passaram aqui”, afirmou Maria de Fátima Teixeira, podóloga aposentada.

O Família na Praça foi uma realização do Sistema Faemg Senar e Sindicato Rural de Guarani, com apoio da Prefeitura Municipal de Guarani. Essa foi a última edição do programa em 2023, fechando com chave de ouro a programação do ano.

 

}