Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Destaques Meu Café no Sistema Faemg

CAFEICULTURA
ESCRITO POR ASCOM
16/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

A cada mês, um café é destacado, e apresentado em degustações e encontros institucionais na sede do Sistema Faemg, nos Escritórios Regionais e nos eventos agropecuários de Minas Gerais. E a história desses cafés e dos produtores rurais envolvidos no trabalho desses grãos especiais estão aqui!

Leia cada uma delas, acessando abaixo:

 

  • Maio de 2024:

Blend da região da Chapada de Minas destaca os produtores Marcos Nunes e Claudionor de Jesus, ambos campeões que lutam pelo reconhecimento da produção de cafés de qualidade na região

 

  • Abril de 2024:

Blend da região do Cerrado traz como destaque o produtor Augusto Ferreira e a mãe, Maria Soraia, de Serra do Salitre, que compartilham o amor pela cafeicultura e o foco na qualidade

 

  • Março de 2024:

Blend do Sul de Minas brilha com grãos premiados: força de vontade, planejamento, dedicação e cuidados delicados em cada etapa permeiam os cafés de março do Projeto Meu Café no Sistema Faemg

 

  • Dezembro de 2023:

Amor pelo café de geração para geração: Hemerson Bovi, de Monte Carmelo, cresceu com os pés de café e se alegra pelo interesse dos filhos na atividade

Ficha técnica

 

  • Outubro e novembro de 2023:

Gleison de Oliveira: Da consultoria à carreira própria no cultivo de cafés especiais, os irmãos Gleison, Glenio e Gleuber, de Campos Altos, apostam na variedade de grãos

 

  • Setembro de 2023:

Serra Verde Cafés Especiais: Henrique Rezende Pacheco levantou praticamente do zero sua forma de produzir café especial em Ilicínea, no Sul de Minas

Ficha técnica

 

  • Agosto de 2023:

Café Prosa: 100 anos de tradição e paixão pelo café que atravessaram gerações na família da Região do Cerrado Mineiro para dar origem a este café especial nível exportação.

Ficha técnica

 

  • Julho de 2023:

Cocatrel Superior: Conforme a cooperativa, os grãos são um convite ao novo. “Seu propósito é conquistar consumidores dos cafés tradicionais e extrafortes, que, diante da experiência sensorial, valorizarão um café 100% arábica do Sul de Minas”.

 

  • Junho de 2023:

Alves Freitas Cafés Especiais: Eduardo Vieira Portes produz café há seis anos na Fazenda Árvore Bonita, em Divino, na região das Matas de Minas. O pequeno produtor se dedica aos cafés especiais desde 2020. Ele deixou a profissão de enfermeiro e o investimento na qualidade da bebida é uma homenagem aos pais Êda Alves e João Freitas, que trabalharam mais de 50 anos na atividade.

Alves Freitas: “Fazer esse café é honrar a vida e a memória de minha mãe”.

Ficha técnica

 

  • Maio de 2023:

Café Nakamura: humanização da produção e compromisso social tornam os grãos produzidos pelo casal Cláudio e Elvia Nakamura na Chapada de Minas tão especiais!

Ficha técnica: Café Nakamura

 

  • Abril de 2023:

Café Especial Santa Luzia: cultura centenária no Sítio Santa Luzia, em Inhapim, garante a união da família do cafeicultor Adalberto Ribeiro da Silva e a produção de grãos especiais.

Ficha técnica: Café Especial Santa Luzia

 

  • Março de 2023:

Orube Café Especial Orgânico: o belga Philippe Maillard trocou São Paulo pela vida cercada de natureza em Brazópolis e hoje se realiza produzindo seus grãos.

Ficha técnica: Orube Café Especial Orgânico