Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Após cobranças, agro terá canal na Cemig

ENERGIA RURAL
ESCRITO POR SIMON NASCIMENTO, DE BELO HORIZONTE
31/07/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

 Sistema Faemg Senar continuará vigilante, ativo e cobrando soluções efetivas para os problemas de energia no campo

Os vice-presidentes Renato Laguardia, e Ebinho Bernardes, e a assessora técnica Aline Veloso participaram da reunião junto ao presidente Antônio de Salvo

Os problemas com a falta de energia elétrica enfrentados por produtores rurais mineiros serão tratados em um canal específico para atender às demandas de quem produz no campo. Em reunião na sede do Sistema Faemg Senar nesta segunda-feira (31/7), a Cemig se comprometeu a criar um canal de atendimento para receber as queixas dos produtores rurais. A nova ferramenta será desenvolvida pela Cemig para agilizar o recebimento das demandas do agro.

A estruturação de um canal exclusivo e emergencial ocorre após articulação do Sistema Faemg Senar com o governo de Minas, por meio do governador Romeu Zema e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, com a Cemig. As negociações buscam encontrar alternativas para dar condições adequadas à produção agropecuária.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou o histórico de cobranças que já foram feitas pelo setor à Cemig, na busca por soluções aos problemas que afetam o desenvolvimento do setor. “Mais uma vez, apresentamos todos os problemas de falta de energia elétrica que vivenciamos no campo. O Sistema Faemg Senar continuará vigilante, ativo e cobrando soluções efetivas, que vão representar um atendimento adequado às demandas dos produtores”, assinalou.

O secretário Thales Fernandes afirmou que o novo canal para receber as queixas dos produtores busca reduzir o tempo de resposta aos episódios de faltas de luz. Estudos realizados pelo Sistema Faemg Senar indicam que propriedades rurais ficam de 4 horas até mais de uma semana sem luz, gerando prejuízos imensuráveis à atividade agropecuária.

“Nós vamos tratar com a Cemig de ter um canal exclusivo, principalmente nesses atendimentos emergenciais para que as respostas não demorem tanto. Paralelo a isso, nós também estamos ouvindo as demandas dos produtores sobre novas instalações e na priorização dos maiores polos de produção do estado, para que essas ações sejam feitas imediatamente”, reforçou o secretário.

Secretário Thales Fernandes esteve presente na reunião

Presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho reconheceu que a companhia precisa avançar para oferecer uma estrutura melhor aos produtores rurais. “Estamos realizando na Cemig o maior programa de investimentos da história. E dentro desses investimentos, queremos ter um foco muito grande na área rural. Poder entender melhor as demandas, para nós é muito importante. Porque o que queremos é poder ouvir as demandas e entregar a melhor energia possível ao produtor rural”, argumentou.

Atualmente, a Cemig é responsável por fornecer energia elétrica em 774 municípios mineiros, em uma área que abrange 370 sindicatos de produtores rurais.