Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Mais de 2 mil atendimentos em Vieiras

FAMÍLIA NA PRAÇA
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
20/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Mais de 600 pessoas pessoas, de todas as idades, aproveitaram um domingo de lazer, saúde e cultura em Vieira, na Zona da Mata com o programa Família na Praça. O evento, realizado domingo (19/5), foi uma iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé (SPR), em parceria com o Sistema Faemg Senar e a prefeitura local, e contou com diversas atividades para toda a família.

Entre as atrações, destaque para os serviços de saúde e bem-estar. Foram 2.058 atendimentos, incluindo exame de vista, massagens, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações nutricionais. As crianças se divertiram com brinquedos, brincadeiras e apresentações culturais como o teatro de marionetes, que também agradou aos adultos.

Crianças fizeram a festa com o banho de espuma

Memórias criadas e compartilhadas

Logo pela manhã, dezenas de idosos do grupo de convivência da melhor idade de Vieiras, mostraram vitalidade e alegria se exercitando e dançando em uma apresentação na praça. Entre eles, esteve Dulcileia Freitas que diz ter aproveitado tudo. “Foi um dia maravilhoso. Cantei, dancei, aprendi, ganhei kits para cuidar da saúde e estou muito feliz”, afirmou sorridente.

Dulcineia Freitas aproveitou o dia e ainda cuidou da saúde

Durante todo o dia famílias circularam pela praça juntas criando memórias e compartilhando momentos felizes, como a família Borges. Os avós Aparecida e Mário e o neto Guilherme se divertiram juntos assistindo as atrações culturais. A avó diz que relembrou a infância comendo pipoca e algodão doce que foram distribuídos durante todo o evento.

Aparecida, Mário e o neto Guilherme se divertiram participando de todas as atrações culturais

“Foi tudo perfeito”, declarou. A foto com a família, tirada em uma das tendas, será a lembrança do dia que ela classificou como inesquecível. “Ficou linda, vou guardar para sempre”.

As moradoras do distrito de Santo Antônio do Glória, Natália Amaral e Rosilene Bandeira levaram os filhos para o dia especial. Eles pintaram o rosto, ganharam balões e se divertiram com outras crianças no pula-pula e na caça ao tesouro. Para Rosilene, esse foi o ponto alto da festa foi “ver as crianças felizes e satisfeitas”.  

Natália Amaral e Rosilene Bandeira levaram os filhos para aproveitar o Programa Família na Praça

O dia ensolarado também foi de conexão e reencontros. “Fiquei muitos anos fora de Vieiras e hoje pude ver amigos, conversar e confraternizar aqui na praça”, comentou Márcia Ribeiro que foi ao evento acompanhada pela mãe Maria Izabel e da filha Amanda Ribeiro. 

Satisfação e dever cumprido

O prefeito de Vieiras, Ricardo Maia, agradeceu a parceria com o Sistema Faemg Senar e o SPR pela realização do evento. “Em 70 anos de emancipação, essa é a primeira vez que o município recebe um evento desse porte, com atividades para toda a família. Um dia memorável para nós”, afirmou.

O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, ressaltou que o Família na Praça é uma iniciativa que acontece há 10 anos e tem como objetivo levar cultura, saúde, esporte e educação para as comunidades rurais. “Preparamos tudo para trazer alegria e bem-estar para as famílias de Vieiras e o resultado foi muito positivo”, disse.

O sucesso do evento também foi comemorado pelo vice-presidente do SPR, Gustavo Féres. “Foi uma alegria para nós proporcionarmos esse dia tão especial para a cidade e ver todos aproveitando”, afirmou.

Na foto, Marcos Reis, Gustavo Féres, Gugu, Camilla Resende, Ricardo Maia, Júlio Maria

A agente de desenvolvimento rural do SPR de Muriaé, Camilla Resende agradeceu a presença de todos e lembrou que o Sindicato “está de portas abertas para receber as demandas do município e seguir trabalhando com cursos e eventos que contribuam para o desenvolvimento do município”.