Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Abertura da Fenicafé reúne autoridades em Araguari

CAFEICULTURA
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
16/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Sistema Faemg Senar marcou presença na abertura da 27ª edição da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – Fenicafé 2024, em Araguari, no Triângulo Mineiro. A solenidade reuniu várias autoridades, entre elas o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, além de deputados e prefeitos da região, na noite de segunda-feira (15/04). Considerada a maior feira deste setor no Brasil, a Fenicafé representa uma oportunidade para efetivação de parcerias e ampliação de negócios e tem expectativa de receber 30 mil pessoas no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, até quinta-feira (18/04). 

Luisele Caires, integrante da Comissão Faemg Mulher, Ricardo Tuller, gerente regional de Uberaba, Ebinho Bernardes, vice-presidente secretário, Malk Mauad, presidente do Sindicato de Araguari, Antônio de  Salvo, presidente  do Sistema Faemg Senar, e Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças. 

“Esta é uma feira importantíssima, que mostra o potencial da cafeicultura aqui no Cerrado Mineiro. Uma região que é forte no setor sucroenergético, nos grãos, na pecuária de leite e de corte e, de uns anos para cá, também no café irrigado. Parabéns aos organizadores”, disse o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo. Em seu discurso, ele enfatizou que é preciso mais atenção com a irrigação, pois ela protege o meio ambiente e pode potencializar a produção. Os vice-presidentes Renato Laguardia e Ebinho Bernardes também acompanharam a solenidade em Araguari. 

O vice-governador Mateus Simões falou da importância desta cadeia produtiva no estado. “Tenho um orgulho imenso do que o café representa para nós. Somos os maiores produtores de café do mundo, representamos mais de 20% da produção, isso significa que uma em cada quatro xícaras tomadas no mundo, veio do nosso estado. Especialmente aqui, em Araguari, tive a oportunidade de ver a incrível transformação da terra árida do Cerrado em grande produtor cafeeiro”, afirmou.

O secretário estadual Thales Fernandes destacou que o município de Araguari é um modelo para o Brasil, com 12 mil hectares e mais de 500 mil sacas de café, praticamente todas irrigadas. “No primeiro trimestre, o agro mineiro exportou 2,1 bilhões de dólares e, deste total, 900 milhões foi de café”, completou.

O presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA, entidade realizadora da Fenicafé, explicou que o objetivo da feira é promover o debate e a troca de informações sobre a cultura, a comercialização e o consumo de café. “Queremos apresentar o que há de mais inovador e relevante no setor cafeeiro, no segmento da irrigação, e realizar muitas oportunidades de negócios”, ressaltou Cláudio Morales.

Com parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari, a Fenicafé é promovida conjuntamente com a Café Agro e a ExpoAraguari. “É um evento com repercussão regional e nacional de grande importância, tanto da parte técnica da cafeicultura irrigada, como da parte de pecuária e de entretenimento”, comentou o presidente Malk Mauad.

 

Programação

A programação da Fenicafé conta com workshops, palestras, simpósios e visitas aos estandes. Na quarta-feira (17/04), o Sistema Faemg Senar promoverá ao longo do evento, três reuniões de sensibilização com os produtores rurais para apresentação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Confira os horários: 13h30, com produtores de café; 15h, com produtores de maracujá; e 18h, com produtores de queijo.

Nos dias 17 e 18, a programação também inclui apresentação do Sistema Faemg Senar para os jovens do campo.

A Fenicafé é promovida pela ACA e Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.