Começou a avaliação das amostras do 8º Cupping ATeG Café+Forte, um dos maiores concursos de cafés do Brasil. Promovida pelo Sistema Faemg Senar, a competição é direcionada para cafeicultores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Minas Gerais. Neste ano, conta com 2.200 amostras de cafés especiais. Em 2023, o concurso já havia batido o recorde com 1.845 amostras, um aumento de 1.039% em relação à primeira edição, realizada em 2017.
A análise das amostras está sendo realizada no Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha, que tem infraestrutura de ponta para garantir precisão em cada detalhe do concurso. Segundo o gerente do Sistema Faemg Senar na região, Caio Oliveira, neste ano, foram inscritas mais amostras de conilon, que vem ganhando espaço e destaque no cenário dos cafés de qualidade em Minas Gerais. “Vemos a evolução na quantidade e na qualidade das amostras, traduzindo todo o empenho e amor que os produtores têm pela produção do café”, comentou.
Uma das grandes inovações desta edição é o uso de um aplicativo exclusivo para o Cupping ATeG, implementado para aprimorar a gestão das amostras e a organização do concurso. Testado desde novembro de 2023, o app tem se mostrado essencial para otimizar o processo. "O concurso tomou uma grande proporção. Para dar mais profissionalismo, estamos utilizando um aplicativo que faz a gestão das amostras e auxilia os provadores, tornando o processo mais ágil, moderno e preciso", explica o analista de ATeG, João Thomaz Cruz Silva.
Para os cafeicultores, participar do cupping vai além da premiação. O concurso oferece uma avaliação técnica precisa e um retorno valioso sobre a qualidade dos cafés. Muitos produtores ajustam seus processos produtivos com base nas avaliações, resultando em melhorias contínuas. "Todos os produtores recebem um laudo técnico imparcial que mapeia a qualidade do café. Esta é uma chance para o produtor conhecer o seu potencial e apresentar seus cafés para compradores nacionais e internacionais”, explicou o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, que também participa das análises.
Entenda como é feita a avaliação
O processo de avaliação as amostras de arábica e canéfora (conilon) é detalhado. Nos primeiros dias, os 17 provadores passaram por uma fase de calibração, ajustando suas notas para assegurar uniformidade nas avaliações. Após essa fase, a classificação e degustação seguem por dez dias.
Na segunda etapa, os 100 melhores cafés passam por uma nova prova e são reclassificados nas categorias Natural e Cereja Descascado, premiando os três melhores de cada região (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas). Para o conilon, os três melhores do estado são premiados.
A pontuação final segue os protocolos da Specialty Coffee Association (BSCA), avaliando a bebida em vários aspectos sensoriais e resultando no ranqueamento dos melhores cafés.
Além das categorias tradicionais, o concurso valoriza produções de jovens, mulheres e iniciativas de sustentabilidade, incentivando esses grupos e promovendo práticas agrícolas responsáveis. O café com a melhor nota nessas categorias será consagrado como campeão, destacando a qualidade e a diversidade dos cafés mineiros no Cupping ATeG Café+Forte 2024.
Os vencedores serão revelados durante a Semana Internacional do Café (SIC), em novembro, em Belo Horizonte.
Semana Internacional do Café
Um dos eventos mais importantes da cadeia produtiva, a Semana Internacional do Café (SIC) 2024 será realizada de 20 a 22 de novembro no Expominas, em Belo Horizonte, reunindo produtores, especialistas e investidores do mundo todo. Este ano, o tema central do evento será "Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café".
Mais de 20 mil participantes de 40 países são esperados, buscando estabelecer conexões, explorar as últimas inovações tecnológicas e realizar transações comerciais. O evento contará com mais de 100 estandes dedicados a degustações de cafés especiais, além de outras atrações. Informações sobre a SIC podem ser consultadas no site semanainternacionaldocafe.com.br.