Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


1ª oficina de supervisão virtual da história do Senar Minas

TECNOLOGIA
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
15/02/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES

Senar + digital + tecnológico + virtual

Agora é fato!

 

A Oficina de Supervisão marcou o início do uso de tecnologia digital para formação continuada, nessa quinta e sexta-feira (8 e 9/2). O evento, realizado todo em formato virtual com supervisores de cursos e programas do Senar Minas, é uma forma de oportunizar o seu crescimento pessoal e profissional e alinhar as práticas de supervisão em Minas Gerais, revendo a metodologia do Senar e documentos que norteiam o processo.

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr, destaca a relevância da 1ª oficina de supervisão 100% virtual. “Vamos investir com intensidade na adoção de ferramentas tecnológicas, já disponíveis, para formação dos nossos supervisores e posteriormente para os instrutores, técnicos e demais prestadores de serviços. Analisaremos treinamentos, principalmente para os jovens, que possam ser adaptados para o formato virtual, e dessa forma, ampliar nossa capacidade de atendimento”, disse.

Ainda de acordo com o superintendente, esse modelo é um caminho sem volta. “Universidades, mundo corporativo, profissionais liberais, centros de pesquisas e outras instituições estão a cada ano buscando utilizar cursos, treinamentos e outras atividades no formato virtual”, destacou.

Análise e reflexão

A oficina faz parte do compromisso do Sistema Faemg Senar de investir continuamente na melhoria de suas ações bem como da qualidade de seus cursos e programas. No evento, os participantes puderam analisar o processo de supervisão e refletir sobre o papel e as responsabilidades da função. Segundo a coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro, os supervisores possuem importante papel dentro do processo de operacionalização dos eventos.

“Eles ajudam a instituição a cumprir sua missão, atuam nos controles e avaliações da estruturação dos eventos, subsidiam, por meio das suas análises, as tomadas de decisões sobre a operacionalização da FPR e PS, reforçam os aspectos positivos e ajudam nas correções dos desvios observados durante os eventos, além de contribuírem para o crescimento pessoal e profissional dos agentes que são supervisionados (Instrutores e ADRs). Tudo isso para que os nossos clientes sejam cada vez mais bem-atendidos”, explicou.

Além dos supervisores, também participarão de formações continuadas os times dos Instrutores e dos Agentes de Desenvolvimento Rural. Hoje o time de supervisores é composto por 29 pessoas: Ricardo Tuller, Jéssica, Dirceu, Bianca, Caio, Aluízio, Luiz Ronilson, Pedro, Marcos, Antônio, Rodrigo, Raimundo, Emerson, Sérgio, Cristiane Mendonça, Rogger, Francisco, Luiz Rodolfo, Cleberty, Wander, Alexandre, Tatiane Ude, Marília Saraiva, Michelle, Renata, Dorvina, Grazielle e Cristiane Trigueiro, que atua também como supervisora dos supervisores.