Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


1° atualização metodológica híbrida é sucesso

INSTRUTORES
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
14/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Com aulas virtuais ao vivo, cursos da plataforma de Ensino a Distância, Senar Play e apresentações de micro aulas em encontros presenciais, instrutores do Sistema Faemg Senar participaram da primeira edição da atualização metodológica de forma híbrida oferecida pela instituição.

A última etapa do treinamento aconteceu esta semana em Viçosa. 25 instrutores divididos em três turmas finalizaram o treinamento conduzido pela coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro, e sua equipe.

Capacitação híbrida agradou instrutores - à frente, a coordenadora Cristiane Trigueiro e a analista Grazielle Dias; ao fundo, o gerente regional de Viçosa, Marcos Reis

Para Cristiane, o novo formato otimiza o processo, sem abrir mão da qualidade da educação oferecida pela instituição aos produtores e comunidades rurais. “A educação continuada é uma preocupação do Sistema Faemg Senar, e estamos usando as inovações tecnológicas e digitais para esse momento de aperfeiçoamento”.

Daniel Prado, instrutor na área da cafeicultura, disse que a atualização metodológica híbrida foi extremamente proveitosa e compatível com a sua rotina profissional. “Superou minhas expectativas, facilitou a logística e nos trouxe proximidade e pertencimento, fiquei muito feliz e satisfeito”.

Para ele, o treinamento teve três destaques. “A correção, o alinhamento às diretrizes do Senar Minas e a oportunidade de apresentar feedbacks da prática que podem colaborar para a atualização e melhoria dos cursos”.

25 profissionais, em três turmas, participaram

Novo curso e novos instrutores

O Sistema Faemg Senar também segue investindo na formação de novos instrutores. Este mês 14 profissionais passaram pelo treinamento no Escritório Regional de Viçosa.

Entre eles a farmacêutica Fabíola Ferreira de Figueiredo, de Belo Horizonte, que pretende atuar no novo curso do portfólio do Senar Minas, a formação em  “Cosmética Natural a Base de Mel e Derivados” .

Empolgada com a possibilidade de atuar como instrutora, ela acredita que “esse curso vai agregar muito na vida dos produtores rurais e dos seus familiares porque o mel é um produto nobre, com muitas propriedades ativas que podem trazer benefícios para a vida e a saúde das pessoas”.

A última etapa foi presencial com micro aulas

A coordenadora Cristiane Trigueiro, que conduziu os trabalhos com auxílio da analista Grazielle Dias, explica que os candidatos à instrutoria “estão sendo formados para entender como construir conhecimento de forma que ele seja facilmente aplicado e assimilado pelo nosso público, que são o produtor rural e a população do campo”.

Os participantes treinados atuam nas áreas de bovinocultura de leite e corte, inseminação artificial, agroindústria da cachaça, horticultura, cafeicultura, mecanização agrícola, produção de alimentos, produção de derivados lácteos, gestão e saúde bucal - todas áreas de grande demanda dos produtores para cursos. Os profissionais aprovados também poderão trabalhar em programas especiais como Gestão com Qualidade em Campo (GQC) e Sucessão no Campo.

Os novos analistas técnicos do Sistema Faemg Senar, Jeferson Bello, de Viçosa, e Gustavo Martins, de Juiz de Fora, também participaram da capacitação.

Turma de novos instrutores
}