O Programa Campo Inteligente surgiu da necessidade de atender às inovações do mundo do trabalho, que demandam profissionais com conhecimento do mundo digital e competências socioemocionais.
A cada dia mais, as ocupações serão automatizadas. Por isso, é relevante que os indivíduos se alfabetizem digitalmente, mas sem negligenciar o fator humano, que também é trabalhado no programa por meio das soft skills. A iniciativa visa ao desenvolvimento de habilidades de informática e tecnologias embarcadas nas máquinas e equipamentos agropecuários para jovens de 15 a 30 anos.
O programa é desenvolvido em etapas. A primeira é de alfabetização digital com o básico da informática. Em seguida, há o aprofundamento em programação para que os jovens já consigam desenvolver aplicativos e sites, por exemplo. Depois, o aprendizado se volta para o agronegócio, para que eles saibam aplicar as tecnologias digitais nas fazendas.
Ao final, os participantes têm um desafio: colocar em prática o que aprenderam e criar um projeto inovador e as três melhores ideias são premiadas.
Encerrado o programa, caso o participante já tenha 18 anos, ele poderá iniciar o Módulo Extra do Campo Inteligente, quando será trabalhada a Agricultura de Precisão.
Os interessados em participar devem procurar o Escritório Regional do Sistema FAEMG em sua região - confira a lista aqui.