Compartilhe


SPR de Uberaba amplia projeto que mostra origem dos alimentos

VALORIZAÇÃO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
14/08/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS

O Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba ampliou o Projeto Saracura, que tem o objetivo de reconhecer e apoiar o trabalho do produtor rural, por meio da divulgação da origem dos alimentos nas gôndolas dos supermercados. O lançamento da segunda etapa, com novos produtos e supermercados parceiros, foi realizado nessa terça-feira (13/08) na sede da entidade. A iniciativa é realizada juntamente com o Centro de Informações do Turismo Rural de Uberaba (Citur) e tem o apoio do Sistema Faemg Senar, Sindicomércio e Associação de Supermercados do Triângulo Mineiro (Assuper).

Lançamento da segunda etapa do projeto Saracura na sede do sindicato de Uberaba

O Projeto Saracura inclui a produção de vídeos que detalham o processo produtivo dos alimentos. Os consumidores acessam o conteúdo por meio de QR Codes em placas instaladas junto aos produtos, nos supermercados. “O nosso objetivo principal com esta iniciativa é divulgar e valorizar o trabalho do produtor rural. Na primeira fase, tivemos 16 produtos selecionados no Supermercado LS Guarato e chegamos a mais de 100 mil visualizações dos vídeos, um alcance maior do que o esperado”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Marco Túlio Prata.

A segunda etapa abrange 25 produtos e ampliou o projeto para 12 supermercados de Uberaba: LS Guarato, Foscarini, Miltinho e na rede Zebu Carnes. Todas as unidades já estão com as placas indicativas para acesso ao QR Code. Entre os produtos selecionados, estão alimentos básicos, como arroz, feijão e carne, e outros, como mel, vinho e doces.

 Presidente do SPR de Uberaba, Marco Túlio Prata, e o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, no evento do projeto Saracura

Para além das prateleiras dos supermercados

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que a iniciativa valoriza o trabalho que o produtor rural desenvolve para toda a sociedade. “Este projeto tem sido um exemplo para outros sindicatos e é apresentado em diversos eventos, como foi o caso da Feira de Gastronomia na ExpoZebu”, afirmou.

A presidente da Assuper, Juliane Forcarini, afirmou que a entidade abraçou o projeto para mostrar aos clientes que o produto não nasceu na prateleira do supermercado. “Isso veio para valorizar o produto e o produtor rural, que fez de tudo para aquele alimento chegar à mesa do consumidor”, concluiu.

O lançamento da segunda etapa contou com a participação da diretoria do sindicato e de representantes do Sindicomércio, Assuper e dos supermercados parceiros.