Compartilhe


Sistema Faemg apoia Empretec Rural no interior de MG

PARCERIA
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
21/09/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Consciente da importância de contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, o Sistema Faemg se uniu ao Sebrae Minas para levar o Empretec Rural a municípios do interior do estado. A parceria contempla incialmente pelo menos dez municípios, que receberão o programa até dezembro em todas as regionais do Sistema Faemg.

Turma do Empretec Rural em Paracatu

“O Empretec Rural tem o propósito de aumentar a rentabilidade do empreendimento, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de emprego. Passar pelo Empretec Rural é redefinir a visão de liderança, possibilitando se reinventar em um mundo em constante mudança. É o Sistema Faemg e o Sebrae levando mais oportunidades para o nosso produtor rural mineiro”, afirmou a gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Sistema Faemg, Liziana Rodrigues.

Turma do Empretec Rural em Paracatu

O Empretec Rural é uma vertente do Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo, que utiliza metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta para o agro surgiu em outubro de 2021, com uma metodologia diferenciada.

“Percebemos que podíamos ajudar no desenvolvimento da mente empreendedora nesse nicho. A partir de uma experiência vivencial, trabalhamos com a perspectiva de estimular o empreendedor rural a aumentar a produtividade, expandir o seu negócio, trabalhar a sucessão rural, tornando-se também fonte de novas oportunidades, emprego e renda”, explicou a coordenadora do Empretec em Minas Gerais, Silvana Santiago.

A primeira turma, com 16 participantes, foi no município de Paracatu. Também estão previstos os seguintes municípios: Araçuaí, Guaxupé, Jaíba, Luz, Monte Carmelo, Nanuque, São Roque de Minas, Serro, Teófilo Otoni e Uberlândia. Os interessados em participar do Empretec Rural devem entrar em contato com o Sindicato de Produtores Rurais do município.

Além de Paracatu, programa vai passar por outros municípios mineiros

Experiência

A analista de Formação Profissional do Senar Minas, Tatiana Ude, acompanhou a turma em Paracatu. Ela reforça que o Sistema Faemg atua para o desenvolvimento dos produtores rurais, incentivando não apenas a formação técnica na produção, mas também a gestão do próprio negócio. “Nesse sentido, o Empretec Rural contribui positivamente ao trabalhar comportamentos empreendedores, com aplicações práticas, para o produtor ser um empreendedor de sucesso”.

Um dos destaques da turma foi o médico veterinário Alysson Sampaio, de 49 anos, que trabalha com gado de leite e de corte em Várzea da Palma. Ele já conhecia a qualidade do Empretec e viu a turma em Paracatu como uma oportunidade de trabalhar habilidades empreendedoras. “Tudo que vivenciei em uma semana de Empretec Rural veio somar na minha experiência. Pude ver, na teoria e na prática, como se desdobra o empreendedorismo e como isso pode ajudar a melhorar os negócios”, destacou.

Alysson Sampaio enxergou no Empretec Rural a oportunidade de melhorias do negócio

Veja os municípios que receberão o Empretec Rural:

Araçuaí – 17 a 22/10
Uberlândia – 07 a 12/11
Guaxupé – 7 a 12/11
Serro – 14 a 19/11
Monte Carmelo – 21 a 26/11
Teófilo Otoni – 21 a 26/11
Jaíba – 28/11 a 03/12
São Roque de Minas – 28/11 a 3/12
Luz – 5 a 10/12
Nanuque – 5 a 10/12

Metodologia

No Empretec Rural, os participantes experimentam seis dias de imersão (60 horas) no universo do empreendedorismo, participam de atividades desafiadoras e passam por vivências reais. O Empretec promove autoconhecimento e desenvolve a capacidade de detectar tendências, diagnosticar a viabilidade de uma ideia e analisar as fases de um negócio. Segundo o Sebrae, após o Empretec, 96% dos participantes transformaram os conhecimentos em prática.