Com o tema “Nosso café une o mundo”, o 25° Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas começou nesta quarta-feira (10/4) em Manhuaçu. Valorização dos produtores rurais, qualidade e potencial de produção foram destaques na abertura, que contou com a presença do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, e do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia.
Antônio de Salvo destacou a importância do evento para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade dos cafés das Matas de Minas. Ele ainda enfatizou o trabalho do Sistema Faemg Senar junto aos cafeicultores na região, especialmente com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte. “Atuamos para que cada vez mais produtores aproveitem as oportunidades de crescimento, se capacitem e transformem suas vidas”.
O presidente também lembrou a importância da união e engajamento dos produtores rurais para que o setor agropecuário de Minas e do Brasil seja cada vez mais valorizado. “O Sistema Faemg Senar é parceiro de toda hora e atua para fazer acontecer o que o produtor necessita. Os Sindicatos dos Produtores Rurais são as nossas bases, de onde os produtores precisam estar cada vez mais próximos para mostrarmos nossa força e construirmos um futuro melhor e com mais representatividade para o nosso setor”.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, e o gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, também acompanharam a abertura.
Forte contribuição para a economia
Na abertura, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, ressaltou a importância do café para a economia do estado e o destaque que os cafés especiais têm conquistado em concursos e no mercado nacional e internacional.
“O café é o primeiro produto da nossa pauta de exportação. Neste primeiro trimestre de 2024, a China importou de Minas Gerais 250% a mais de café do que no primeiro trimestre de 2023. O mercado chinês está começando a se interessar pelo café de Minas Gerais. Hoje vivemos o ciclo dos cafés especiais com valor agregado e diferenciado”.
Programação
O 25º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas tem palestras, oficinas e feira de negócios e deve receber milhares de visitantes até esta quinta-feira (11/4). Para amanhã, o destaque do evento será o encontro de mulheres, que deve reunir cerca de 400 produtoras rurais da região. Haverá palestras da gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, e da gerente pedagógica Cristiane Trigueiro.