Um curso de qualificação em operação e manutenção de tratores agrícolas realizado essa semana marcou o início de um projeto que será implantado em São Gotardo, mas que vai atender a todos os interessados em fortalecer o cultivo de hortaliças e legumes na região: o Centro de Referência em Olericultura, iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo que conta com o apoio do Sistema Faemg Senar.
O Centro começou a surgir em 2022, quando o presidente do Sindicato, Rodolfo Molinari da Costa, pediu o apoio do Sistema Faemg por meio do presidente Antônio Pitangui de Salvo, que, na ocasião, visitava a Fenacampo. “Esse curso foi histórico, pois é o primeiro dentro da programação da criação do centro. E esse é só o início de um grande projeto”, disse Rodolfo.
Veja no vídeo produzido pelo sindicato:
O objetivo será o desenvolvimento de conteúdos específicos e treinamentos para produtores e trabalhadores, além de ser referência em boas práticas para a cadeia produtiva, como resume o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior. “Iniciaremos com o curso de qualificação e avançaremos conforme demanda dos produtores e necessidades do mercado de trabalho. A unidade de treinamento será o Sindicato e nossa intenção é investir em conhecimento para ser multiplicado entre os produtores. É importante destacar que a olericultura tem forte representatividade na geração de trabalho e renda para o estado, comentou.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Carvalho, esteve nas aulas desta turma pioneira. Ele contou que serão ofertados vários tipos de cursos no local, sejam de Olericultura ou de atividades de apoio à olericultura, bem como treinamentos em EAD. “Tenho certeza de que será um sucesso. Convidamos os produtores da região a procurar o sindicato de São Gotardo e se informar sobre como a iniciativa poderá melhorar sua produção”, ressaltou.
Todas as atividades do Centro serão feitas na estrutura do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo, no Parque de Exposições da cidade. “Essa é uma primeira iniciativa e a ideia é expandir o conhecimento ali produzido para outras regiões do estado, além de promover a formação de instrutores”, acrescentou Celso Furtado Júnior.