Compartilhe


Sabores de Minas vão ser conhecidos durante evento em Brasília

ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DO ATEG
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
27/03/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Encontro Nacional de Coordenadores do ATeG, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nos dias 2 e 3 de abril, será também um evento  para celebrar o sucesso dos produtores rurais mineiros. Uma variedade de produtos agroindustriais, cuidadosamente selecionados pelo Sistema Faemg Senar, irá representar a riqueza e a qualidade da produção de Minas Gerais.

"Este encontro nacional é uma oportunidade única para mostrarmos o potencial dos nossos produtores", afirma Wender Guedes Borges, gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar. “Levaremos para Brasília o resultado de um trabalho árduo, que transforma produtos, antes com pouco valor comercial, em verdadeiros tesouros da nossa terra, com muito valor agregado,” disse.

Méis dos melhores apiários do produtores atendidos pelo ATeG irão para o encontro, em Brasília

A seleção dos produtos que serão levado à Brasília é mostra a diversidade da agropecuária mineira: méis e seus derivados, queijos de diferentes tipos, cafés especiais, doces caseiros, balas artesanais e cachaças premiadas. Cada item carrega consigo a história de produtores que, com o apoio do ATeG, superaram desafios e conquistaram novos mercados. "A equipe do ATeG foi fundamental nesse processo", destaca Guedes. “Técnicos de campo, supervisores e consultores trabalharam em conjunto para aprimorar a qualidade dos produtos, criar marcas e obter os registros necessários para a comercialização,” afirmou.

Cachaças selecionadas também fazem parte dos produtos que poderão ser apreciados no encontro do ATeG

Compra Estratégica: sucesso em Minas Gerais

Além da exposição de produtos, o encontro será palco para a apresentação do projeto Agente de Negócios, um piloto da CNA que foi desenvolvido em Minas Gerais. A iniciativa, que surgiu da necessidade de otimizar a compra de insumos pelos produtores, se consolidou como uma ferramenta de compras coletivas, reduzindo custos e fortalecendo a união entre os agricultores. "A união faz a força", explica Guedes. "Por meio da compra coletiva, os produtores conseguem negociar melhores preços e garantir o acesso a insumos de qualidade, como ração, medicamentos e defensivos."

Queijos de várias regiões de Minas também fazem parte dos produtos que serão apresentados na capital federal

Hoje, o Sistema Faemg Senar desenvolve o programa Compra Estratégica, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo ( INAES), que tem gerado resultados expressivos, impactando positivamente a cadeia de produção de leite, uma das principais atividades do ATeG em Minas Gerais.

"O sucesso do nosso programa  demonstra o potencial da união e da organização dos produtores", afirma Guedes. "Estamos confiantes de que essa iniciativa irá inspirar outras regiões do país a adotarem modelos semelhantes."

Milhares de produtores da cadeia do café, já foram atendidos pelo ATeG do Sistema Faemg Senar

Conheça as marcas que serão apresentadas em Brasília: 

 

Café Baependi
Caparaíso Coffee COFFEE
Sitio Panelão Cafés Especiais 
DonAnna Café
Capril
Café Varietal
Café Pé de Serra
Café Casa Baldoni
Café Barão de Ipanema 
Minas Golden Café
Café Vô Jaime
Café Lagoa Seca
Café Visboa
Café Mussolin 
Café Calixto 
Sítio Maranhão
Sítio Três Irmãos
Apiário Gotas Douradas
Balas Rosa Mel
Café Inspiração
Café Fazenda da Pedra
São Bento Café Superior
Café da Rô
Café da Gionnava
Café Vovó Alice
Café Sopé da Serra
Apiário JH
Café Gerações
Terracini Coffee

Café Dubernades
Café da Dalila
Café Bebida Fina
Cor ART café 
Café Sempre vivas 
Café Amorim
Café Vidas fortes 
Saga Coffee
Café Inatios 

Café GL -

Café Venda do Alto 

Café Doce Fruto 

Café Saborosa 
CAfé Don Attílio
Café Baependi
Café Lua Bonita
Café Aiuruoca
Café Claravi
Café Morro do Pai
Cachaça Tia Maria
Imperial Mel
Apiário Pará de Minas
Minas Mel
Barrosos' Mel
Imperial Mel 
Apiário Real
Mel Vista Bela 
Apiário Real 
Mel Vista Bela
Diversos Produtores
SJF Cafés
Café Divisópolis
Art da Roça
Café Vô Cunha
Fazenda Beijú
Apiário Serra da Canastra
Minas Bee Apiário
Da Serra Apiários

Apiário Cajangá da Canastra
Apiário Campo Alegre
Vale do Rio Grande
Portal do Lago 
Padre Doutor
Café Nascentes das Marias 
Dona Maria
Café _lago_brasil
Ouro Grão
Joia da Montanha 
Café Mathias