Buscando a construção de estratégias de fortalecimento regional com a colaboração do agronegócio, o Sistema Faemg Senar participou da reunião do Núcleo Gestor dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O encontro, realizado na última terça-feira (28/2), é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
O fórum busca identificar a concentração de empresas ligadas a uma mesma atividade produtiva em uma região, para criação e execução de políticas públicas. Ao final de 2022, o governo chegou a publicar uma resolução que trata justamente do reconhecimento das APLs em Minas. Ao todo, são 56 áreas reconhecidas espalhadas no Estado e em diversos setores econômicos e cadeias produtivas.
A assessora técnica do Sistema Faemg Senar, Aline Veloso, afirma que há um grande potencial para que seja feito um reconhecimento de áreas com produção agropecuária como APLs. “Há diversos APLs reconhecidos pelo estado que têm relação com o agro e podemos potencializar ainda mais a formalização de polos produtivos já identificados, a partir de estratégia e plano de ação direcionado e com nossa participação ativa”, disse.
Aline Veloso ainda frisou que o trabalho conjunto é fundamental para que a identificação seja feita. “E, pelo que foi compartilhado na reunião, serão estruturadas ações para difusão da “governança colaborativa” como está sendo feita no recém reconhecido APL Queijo de Juiz de Fora, na qual temos atuação forte de produtores, ADRs/Sindicato de Produtores Rurais e nossa regional”, acrescentou Aline.
Diretor de Projetos de Desenvolvimento Local da Sede, Marco Gaspar frisou que as informações compartilhadas pelo Sistema Faemg Senar sobre polos de produção foram fundamentais para o estudo de locais com potencial de reconhecimento como APL. “Falta agora a identificação da governança nesses locais para iniciarmos o processo de direcionamento para o reconhecimento na Sede. E estamos incentivando a governança colaborativa com a participação das instituições num comitê gestor de apoio para que se desenvolvam”, declarou Gaspar.
Entenda
Além do Sistema Faemg Senar, outras entidades representativas e órgãos integram o Núcleo Gestor das APL’s. O fórum prevê o desenvolvimento de ferramentas para identificação de potencial e diversificação econômica da região, ampliação da capacidade de produção de tecnologia aplicável para todo um setor, aumento significativo de oportunidades de negócios em todo o Estado.
Também se busca o fortalecimento, por meio do associativismo, do poder de negociação favorecendo compras conjuntas e ampliando a lucratividade e desenvolvimento local. Para que seja feito o reconhecimento e ou a atualização dos dados dos APL já reconhecidos em Minas Gerais, a Sede disponibiliza todas as informações necessárias no site da pasta.