O projeto foi promovido em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni
Vinte e dois servidores públicos da área da educação de Caraí, no vale do Jequitinhonha, participaram na última sexta-feira (18/08) do Projeto Conviver. A iniciativa é do Sistema Faemg Senar. O projeto foi promovido em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni, com o apoio da Secretaria de Educação de Caraí.
O objetivo é despertar no profissional da educação um novo olhar para a adolescência e suas peculiaridades, além de possibilitar uma reflexão sobre a sua prática pedagógica, buscando uma convivência harmônica e respeitosa entre as partes.
“Para despertar o melhor do aluno, primeiro eu preciso despertar o que há de melhor em mim, enquanto profissional da educação. Então, essa é a reflexão oculta ao longo de todo o Projeto Conviver. O projeto proporciona um novo olhar sobre o jovem aluno e uma intensa reflexão sobre a prática pedagógica, considerando o mundo contemporâneo e suas vulnerabilidades”, destaca a instrutora Valéria Gandra.
A agente administrativa da secretaria de educação de Caraí Yara Figueiredo de Matos participou da ação e destacou que o Projeto Conviver apresenta ferramentas e estratégias inovadoras que possibilitam a promoção de um ambiente mais acolhedor e saudável dentro da escola.
“Todas as escolas deveriam promover o Projeto Conviver, para professores e supervisores, já que é um projeto que ajuda a transformar o olhar do educador, em relação aos desafios emocionais e comportamentais que são encontrados no contexto escolar. O projeto veio nos capacitar para lidar com tosos os desafios do dia a dia aqui na escola”, afirma.