Compartilhe


Senar + Digital: óculos tecnológico de realidade virtual

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
15/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Tecnologia foi testada pelo Sistema Faemg Senar em dois cursos. Objetivo é que o aparelho seja utilizado em outras capacitações ainda esse ano.

Caminhar por uma queijaria modelo e ver, de perto, quais são os procedimentos sanitários e as disposições adequadas na hora de produzir um queijo pode ser um desafio para muitos produtores rurais que não têm condições ou disponibilidade para viajar. Pensando nisso, o Sistema Faemg Senar testou o uso de óculos de Realidade Virtual (RV) no curso “Boas Práticas de Fabricação de Queijos Artesanais”.

A tecnologia está sendo testada como recurso instrucional, ou seja, os óculos de RV serão utilizados como material educativo de apoio para o aprendizado dos alunos. Ao colocar o aparelho, o produtor rural consegue visualizar, em um ângulo de 360º, um espaço em que todas as recomendações técnicas e sanitárias de uma queijaria podem ser vistas.

Aluna do curso piloto, Nairaelly Santos é médica veterinária e trabalha no setor de política leiteira dentro da CooperSerro. Ela conta que foi a primeira vez que utilizou os óculos e que gostou da experiência. “Os óculos de realidade virtual são fantásticos, conhecer outros modelos de queijarias foi uma experiência única. A sensação é de viajar sem sair do lugar!"

RV para drones

O instrutor José Renato (à direita) conta que os óculos são um recurso que traz segurança ao aprendizado


Os óculos RV também foram testados no curso de “Pulverização com Drone”. Na aula piloto, os alunos simularam a operação do veículo em uma colheita e puderam testar comandos, visualizar a área e vivenciar, de forma digital, o processo de pulverização na plantação.

Instrutor do curso, José Renato conta que gostou de testar os óculos virtuais e acredita que eles são um apoio importante para os alunos.  “Você sente que está dentro do galpão operando o drone. Fiquei impressionado com a qualidade do que enxergamos, simulando o mundo real! Também considero que é uma forma mais segura de aprender a pilotar, pois o aluno faz de forma mais serena e, ainda, ganha no manejo do equipamento, já que é possível ver o drone voando previamente”, diz.

Próximos passos
A previsão é que os óculos de realidade virtual sejam testados, de forma piloto, em outros cursos do Sistema Faemg Senar que atendem as cadeias de apicultura, turismo rural, pulverizador automotriz, piscicultura, entre outros.