Compartilhe


Novos cursos do Programa Nosso Ambiente

SUSTENTABILIDADE
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
24/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

O produtor rural é também produtor de água e se preocupa com o meio ambiente. Nesse sentido, o Sistema FAEMG, por meio do Programa Nosso Ambiente, está desenvolvendo três treinamentos voltados para a sustentabilidade ambiental no campo. Um deles é para conscientizar sobre a legislação ambiental, outro para proteção da nascente e o terceiro é para recuperar a produção de água da nascente. Nesse sábado (21), integrantes das gerências de Sustentabilidade e de Formação Profissional e Promoção Social reuniram-se com instrutores credenciados ao Sistema FAEMG para apresentar a eles o novo curso de “Noções Básicas de Legislação Ambiental” e reformulação de outros dois.

O objetivo do curso Diagnóstico e Proteção de Nascentes é fazer o cercamento e revegetação do entorno da nascente, conforme a legislação, e mostrar a importância das ações de manejo e conservação do solo nas áreas de cultivo e pastagens para o abastecimento da nascente e manutenção do fluxo e da qualidade da água.

Se o instrutor entender que o curso de recuperação da nascente é necessário e viável, ele coletará os dados necessários para a obtenção da Simples Declaração e Cadastro de Uso Insignificante de Recursos Hídricos, o que viabilizará o segundo curso: Recuperação de Nascentes. Esse visa a recuperar a nascente para seja possível captar água dela.

A terceira proposta de treinamento surgiu de uma demanda da Gerência de Sustentabilidade: a criação de um curso sobre noções básicas de Legislação Ambiental. Dessa forma, o Sistema FAEMG irá contribuir para o produtor rural melhor compreender as leis ambientais, desmistificando alguns conceitos e, em especial, ajudando-o a fazer uma análise crítica do que realmente precisa ser feito em sua propriedade para estar de acordo com a legislação. O curso piloto foi realizado em Cabo Verde.

“O Programa Nosso Ambiente contém outros cursos na área de Sustentabilidade: saneamento rural, recuperação de áreas degradadas, práticas de conservação do solo e da água, entre outros. Estamos atentos para promover eventos que estimulem a regularização ambiental e as boas práticas no meio rural, por meio de sistemas produtivos sustentáveis”, destacou a gerente de Sustentabilidade do Sistema FAEMG, Mariana Ramos.

Nivelamento

No nivelamento Técnico e Metodológico do Evento de Legislação Ambiental, nesse sábado, foram trabalhados o conteúdo do curso de Legislação Ambiental, as técnicas instrucionais e avaliativas que devem ser usadas e, além da parte técnica, houve um nivelamento em relação às competências socioemocionais.

“O objetivo foi preparar os nossos instrutores para que eles possam atuar com o conhecimento técnico atualizado, mas que também possam ministrar as aulas de acordo com o que o Sistema FAEMG espera como comportamento profissional adequado, alinhados com a nossa missão e com os nossos valores”, explicou a gerente pedagógica do Sistema FAEMG, Cristiane Trigueiro.

Também foi apresentado o novo fluxo estabelecido para os cursos de Diagnóstico e Proteção das Nascentes e Recuperação de Nascentes.

Para melhor divulgação desses eventos, haverá duas videoconferências nos próximos dias divulgar o treinamento de Legislação Ambiental e de esclarecimento sobre o fluxograma de oferta dos cursos de proteção e recuperação de nascentes.

Trabalho conjunto

O evento contou com o trabalho integrado, com as participações ativas das gerentes Mariana Ramos, Cristiane Trigueiro e Liziana Rodrigues, das gerências de Sustentabilidade, Pedagógica e de Formação Profissional Rural e Promoção Social. Além do nivelamento técnico e metodológico, as gerências planejaram, elaboraram o conteúdo e realizaram o treinamento piloto. Todas as etapas tiveram o apoio do instrutor Carlos Barbieri Coutinho.

Também participaram da produção do novo curso de Legislação Ambiental o gerente regional de Passos, Rogger Miranda Coelho, e os analistas Ricardo Tuller, Alexandre Martins e Guilherme Oliveira. Estiveram presentes no sábado, atuando no nivelamento os colaboradores Rogério Brito Morais, Maicon Moreira e João Paulo Ventura.