Compartilhe


Nota de apoio à revisão do Consecana-SP

SETOR SUCROENERGÉTICO
ESCRITO POR ASCOM
23/05/2024 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

O Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo (CONSECANA-SP), constituído pela Organização dos Plantadores de Cana do Centro Sul do Brasil (ORPLANA) e pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (ÚNICA), trabalha para garantir um bom relacionamento entre os produtores de cana-de-açúcar e as indústrias. 

Novos métodos de trabalho e tecnologias aplicadas promovem ganhos significativos no setor, alterando processos e a valoração dos produtos. O CONSECANA-SP estabelece os parâmetros para a remuneração da matéria-prima, considerando aspectos técnicos e econômicos que precisam ser atualizados periodicamente. O intervalo previsto para essas atualizações, alinhado ao avanço tecnológico da cadeia produtiva é de cinco anos, sendo que a última revisão formal ocorreu em 2018.

A revisão dos parâmetros está atrasada, impactando os fornecedores e causando perdas significativas de receitas na utilização da matéria-prima. Para resolver essa situação, foi solicitada a contratação de um profissional imparcial e capacitado pelos fornecedores de cana-de-açúcar com o objetivo de ajustar e equilibrar os parâmetros técnicos e econômicos com regras atualizadas. Essa solicitação, que deveria ter sido atendida em 2024, ainda não foi realizada, necessitando de um avanço urgente. 

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) apoia e corrobora a necessidade de revisão, reconhecendo a importância do CONSECANA-SP para os produtores rurais afetados pela defasagem dos valores. Esperamos que as negociações avancem com responsabilidade e ética, garantindo a credibilidade esperada de sua representatividade. 

Apoiamos a ORPLANA nesta iniciativa e destacamos o papel do CONSECANA-SP como um instrumento essencial de conciliação e sustentabilidade para o desenvolvimento do setor sucroenergético.