As três equipes mineiras dos Cursos Técnicos do Senar que chegaram à final da 13ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP 2024, estão voltando para casa com várias medalhas em provas individuais e coletivas.
Os alunos dos cursos técnicos em Floresta do Polo de Manhuaçu e de Zootecnia dos Polos de Barbacena e Conselheiro Lafaiete disputaram a final em Barretos (SP) com equipes do Brasil todo. Confira as colocações:
Provas individuais:
Provas coletivas:
Consolidação de muita dedicação
As atividades nos polos de ensino são desenvolvidas em parceria entre o Sistema Faemg Senar e os sindicatos rurais. Para a coordenadora de Educação Formal do Sistema Faemg Senar, Tércia Almeida, é muita satisfação perceber a evolução dos alunos nesse processo de ensino-aprendizagem, de interação e de entendimento do quanto é importante competir.
Tércia comenta que a competição e muito saudável e prazerosa, mas é preciso lembrar que o mercado de trabalho vai exigir uma competição muito mais acirrada e técnica em relação aos conhecimentos e informação. “Os orientadores também fizeram um excelente trabalho de acompanhamento, treinamento e aulas, e as alunos estão de parabéns”, conclui.
Uma semana antes da final, as equipes foram recebidas na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte, pelo vice-presidente secretário Ebinho Bernardes, que desejou uma boa viagem e uma boa prova aos alunos.
As equipes:
Sobre a OBAP
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é destinada a estudantes de cursos técnicos e promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A competição incentiva a participação de jovens em atividades de iniciação científica, para o intercâmbio de conhecimentos e técnicas e a manter contato com inovações tecnológicas e desenvolvimento sustentável.