Compartilhe


Mineiros mais uma vez voltam vitoriosos da OBAP

CURSOS TÉCNICOS DO SENAR
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE
22/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

As três equipes mineiras dos Cursos Técnicos do Senar que chegaram à final da 13ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP 2024, estão voltando para casa com várias medalhas em provas individuais e coletivas.

Alunos celebram mais um ano de vitórias dos polos de ensino mineiros

Os alunos dos cursos técnicos em Floresta do Polo de Manhuaçu e de Zootecnia dos Polos de Barbacena e Conselheiro Lafaiete disputaram a final em Barretos (SP) com equipes do Brasil todo. Confira as colocações:

Provas individuais:

  • 1º lugar: Mário Resende - Equipe Senar MG Lafaiete (Polo Conselheiro Lafaiete);
  • 2º lugar: Matheus Valois – Equipe Lepecid (Polo Barbacena).

Provas coletivas:

  • Medalha de prata – Equipe Os Reflorestadores (Polo de Manhuaçu);
  • Medalha de bronze - Equipe Lepecid (Polo Barbacena);
  • Medalha de bronze - Equipe Senar MG Lafaiete (Polo Conselheiro Lafaiete).

Consolidação de muita dedicação

As atividades nos polos de ensino são desenvolvidas em parceria entre o Sistema Faemg Senar e os sindicatos rurais. Para a coordenadora de Educação Formal do Sistema Faemg Senar, Tércia Almeida, é muita satisfação perceber a evolução dos alunos nesse processo de ensino-aprendizagem, de interação e de entendimento do quanto é importante competir.

Tércia comenta que a competição e muito saudável e prazerosa, mas é preciso lembrar que o mercado de trabalho vai exigir uma competição muito mais acirrada e técnica em relação aos conhecimentos e informação. “Os orientadores também fizeram um excelente trabalho de acompanhamento, treinamento e aulas, e as alunos estão de parabéns”, conclui.

Uma semana antes da final, as equipes foram recebidas na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte, pelo vice-presidente secretário Ebinho Bernardes, que desejou uma boa viagem e uma boa prova aos alunos.

 

Equipes em Barretos

As equipes:

  • Equipe Os Reflorestadores (Polo de Manhuaçu – orientadora: Vilma Matias): Andreia Alves, Laura Sayda e Igor Gomes;
  • Equipe Lepecid (Polo Barbacena – orientadora: Vilma Matias): Matheus Valois, Pablo Justo e Guilherme Costa;
  • Equipe Senar MG Lafaiete (Polo Conselheiro Lafaiete – coordenador: Kelsen Nether): Janilda Fonseca, Wanderley Silva e Mário Resende.

Sobre a OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é destinada a estudantes de cursos técnicos e promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A competição incentiva a participação de jovens em atividades de iniciação científica, para o intercâmbio de conhecimentos e técnicas e a manter contato com inovações tecnológicas e desenvolvimento sustentável.

}