Compartilhe


Mais de mil jovens lotam encontro

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
08/11/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Caravanas de todas as regiões de Minas desembarcaram no Expominas para participarem do II Encontro dos Jovens do Café

O futuro da cafeicultura reunido em um único evento. Mais de mil jovens lotaram, nesta quarta-feira (8/11), o Grande Auditório, do Expominas, durante a Semana Internacional do Café – SIC 2023. Muito além de um sucesso de público, o II Encontro dos Jovens do Café, pensado e organizado pela Gerência da Mulher, do Jovem e da Inovação do Sistema Faemg Senar, comandada por Silvana Novais, pretende disseminar no público jovem a importância da atuação deles na agropecuária.

Confira as fotos do Encontro de Jovens e outros registros do primeiro dia da SIC 2023. 

Jovens de todo do Estado participaram do II Encontro de Jovens do Café

“Nosso grande objetivo é mostrar que o agro é o futuro, futuro profissional, de satisfação pessoal. E, nós fazemos isso trazendo estes jovens para dentro do Sistema Faemg Senar. Neste sentido, uma feira desse porte é uma oportunidade ímpar para mostrar para eles todo o potencial e, ao mesmo tempo, mostrar quem somos nós, o que é o Sistema Faemg Senar. É um desafio, pois são várias regiões cafeeiras em Minas e que hoje estão conhecendo que há muitas oportunidades de vida para eles”.

Silvana Novais comanda a Gerência da Mulher, do Jovem e da Inovação do Sistema Faemg Senar

Com uma programação variada, a abertura do evento ficou por conta de Igor Fernandes e Thais Milani, conhecidos como “Casal do Café”.  “É uma alegria imensa estar neste encontro e poder contar um pouco da nossa experiência para tantos jovens”, disse Thais.

“Para nós, filhos de famílias cafeicultoras, é muito gratificante ver tantos jovens mobilizados no propósito de levar a nossa cultura à frente”, completou Igor.

Priscila Loire é engenheira agrônoma, mestre em Produção Vegetal e professora universitária. Hoje, Priscila também é influenciadora digital e uma entusiasta da cafeicultura. Com um perfil de mais de cem mil seguidores nas redes socais, é uma inspiração para muitos jovens ligados ao agro. Durante o evento, ela ministrou a palestra magna: Despertando Gigantes na Cafeicultura.

“Para mim é um grande prazer comunicar nosso trabalho e conectar tantos jovens e poder falar sobre o nosso setor, um setor tão resiliente. Quero inspirar esses jovens a seguir neste caminho tão bonito, o caminho do nosso amado café”, disse.

 

Silvana Novais, vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes e Priscila Loire, influenciadora digital.

 

No painel das jovens lideranças, o foco foi mostrar o envolvimento da juventude na produção cafeeira até a chegada ao consumidor. A primeiras a se apresentar foi a produtora rural Larissa Sodré.  Larissa ganhou o prêmio principal, que é The Yard Coffee 2022, com 23 anos.  João Vitor, é outro jovem que se apresentou no painel. Ele é produtor e instrutor do Senar. Nicolas Dias é um barista de 19 anos, produtor e sócio de uma cafeteria em Santa Rita do Sapucai. Ela esteve na SIC para mostrar que é possível fazer um café especial e, ao mesmo tempo, incentivar a todos eles que é possível fazer um café especial, o que agrega valor e alcança o mercado maior com o preço diferenciado, impactando a própria família.

Jovens que participaram do painel Jovens Lideranças do Café 

 

O Encontro dos Jovens do Café contou ainda com as presenças e as falas da diretoria do Sistema Faemg Senar. O vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, avaliou que o setor é o que mais cresce no país e que é uma alegria estar em um evento com tantos jovens ligados do agro. “É muito satisfatório para nós vermos mil jovens reunidos com o propósito de entender ainda mais como funciona a agropecuária do lado de fora da porteira”.

 

O vice-presidente do Sistema, Renato Laguardia. 

O vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes, avaliou que trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sistema Faemg Senar, vai garantir a viabilidade e o futuro da agropecuária em Minas. “Não tenho dúvidas que esse é o caminho. Apostar na juventude é o que nos permitir alimentar as próximas gerações”, afirmou.

Antônio Pitangui de Salvo, presidente do Sistema, foi enfático ao afirmar que em sua experiência, não conheceu nenhum país do mundo que tenha tanta oportunidade de crescimento como o Brasil. “Os jovens precisam se apegar à estas oportunidades e a nossa agropecuária é a maior delas. O Sistema Faemg Senar está pronto e sempre à disposição para ajudá-los. Queremos e precisamos cada vez mais dos jovens integrando e tomando posse da nossa instituição”, finalizou.

 

Antônio Pitangui de Salvo falou na abertura do evento. 

O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi prestigiou o II Encontro de Jovens do Café. " É um evento muito importante uma oportunidade única para chamar os jovens à responsabilidade para assumirem a liderança no agro. Essa liderança jovem é a que vai fazer uma transformação à altura do produtor rural brasileiro”, afirmou.

}