Compartilhe


Família de São Roque de Minas comemora resultados

SUCESSÃO NO CAMPO
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
15/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Com o foco na identificação e desenvolvimento de pessoas que sejam capazes de assumir posições estratégicas dentro da organização da propriedade, o programa Sucessão no Campo, do Sistema FAEMG, permite a identificação daqueles que possuem os talentos e competências para o exercício das funções e continuidade do trabalho da família. Em São Roque de Minas, dez propriedades produtoras de queijo participaram da iniciativa, encerrada em junho. O trabalho foi conduzido pelo instrutor Élcio Borges.

Na região conhecida pela produção de queijos carregada de tradição familiar, nada mais oportuno do que preparar as novas gerações para conduzir os negócios das famílias, que ganharam muita visibilidade com o queijo Canastra, reconhecido internacionalmente pelo seu sabor e técnicas de produção.

Participantes durante atividade do Sucessão no Campo

No destaque dessa ação do Sistema FAEMG, realizada em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São Roque de Minas, algumas propriedades já integram o ATeG Agroindústria, o que proporcionará aos participantes do programa melhores condições para a implementação da sucessão nas queijarias.

Observação

A busca pelo Sucessão no Campo partiu da observação da equipe do Sindicato Rural na troca de experiências com os técnicos do ATeG, que identificaram muitas vezes o empenho dos sucessores em aprimorar as técnicas de produção sem o acompanhamento dos pais. “O programa veio para ajustar essa questão, pois, quando se tem um planejamento sucessório, fica mais fácil atingir os objetivos sem gerar grandes impactos. As respostas obtidas pelo Sindicato foram excelentes. Além dos cursos, alguns buscaram outras capacitações, como o Programa Negócio Certo Rural”, disse o agente de desenvolvimento rural do sindicato, Joyter César Costa.

Fazenda Capivara

Zilomar Soares dos Santos e a esposa Maria Martha Almeida dos Santos trabalham com a criação de gado e a produção de queijo Canastra há bons anos. Herdeiros dessa tradição familiar, eles foram trabalhando com o gado e o queijo, adquirindo áreas e, assim, formaram as filhas Renata e Gabriela. Após a graduação, as duas voltaram para a propriedade e trabalham na fazenda.

Martha, Zilomar e as filhas, que voltaram para trabalhar na fazenda junto com os pais

No Sucessão no Campo, a proposta é que o queijo produzido por eles tenha reconhecimento no mercado e se torne um negócio lucrativo, dando autonomia e melhorando a qualidade de vida da família. A meta  é também melhorar as benfeitorias e controles zootécnicos da propriedade, trabalhar com união e ter a sucessão familiar realizada com sucesso.

Resultados

A filha de Zilomar e Martha, a engenheira química Renata Almeida dos Santos Borges, atua na fazenda na área de vendas, marketing e assistência técnica na produção dos queijos. Segundo Renata, participar do programa foi fantástico. “Nós sabíamos que seria importante, mas não imaginava o quanto contribuiria para as nossas ações na propriedade. Somos filhas de pais jovens e fazíamos tudo intuitivamente. O programa tem um conteúdo excelente e completo. O instrutor Élcio Borges conduziu tudo com muita sensibilidade, de acordo com cada propriedade. Agora, temos um calendário a cumprir e a nossa primeira meta era a reforma nas instalações da queijaria, o que já está em andamento”. A outra filha do casal, Gabriela, é médica veterinária e trabalha com a sanidade animal.