Nesta semana, o Sistema Faemg Senar está participando da Exposição Brasileira do Criador, em Barbacena, com o Empório Faemg Senar. A abertura oficial do evento, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Núcleo Campo das Vertentes (NUCAVE) e Prefeitura, ocorreu nesta sexta-feira (21/3) no Parque de Exposições, com a participação do vice-presidente de Finanças do Sistema, Renato Laguardia.
“É muito importante participar deste que é um grande evento nacional. No empório, temos produtores egressos de cursos do Senar e do Programa de Assistência Técnica e Gerencial que estão aqui com produtos de qualidade. Esta é uma oportunidade de dar visibilidade a esse trabalho”, afirmou Laguardia.
No evento, seis expositores estão levando ao público queijos artesanais, café, cachaça, vinho, charcutaria e outras iguarias. Também visitaram o empório o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barbacena, Rubens Aureo Lobato Campos, e o gerente regional Emerson Simão.
Na programação do evento, julgamento de cavalos, éguas, potros, potras e castrados e progênies de diversos criatórios da raça, campeonatos em pista, provas sociais, prova esportiva e opções gastronômicas.
A presidente do NUCAVE, Janete Campos, destaca que este é o primeiro grande evento da raça no ano, reunindo 500 animais. Para Érico Pissolati, também organizador do evento, a exposição reativa a cidade como um grande centro de eventos de cavalo e valoriza a produção regional.
“Estamos vendo em Barbacena um evento de lato nível com animais de 11 estados e 144 expositores. É valorizar o trabalho do criador, de seleção zootécnica desenvolvida em cada criatório do nosso país”, complementou a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez.