Compartilhe


Faemg celebra 73 anos

CELEBRAÇÃO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
07/07/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Comemorado em 7 de julho, aniversário marca também o Dia do Produtor Rural Mineiro

Neste 7 de julho, a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) celebra 73 anos de trajetória, consolidando-se como um pilar fundamental na promoção e defesa da agropecuária mineira. Desde a sua fundação, em 1951, a Faemg tem desempenhado papel crucial na representação e apoio aos produtores rurais, garantindo que seus interesses sejam ouvidos e respeitados nas esferas política, econômica e social.

Com ações de incentivo e discussões para o fortalecimento da classe produtiva, a Faemg tem contribuído diretamente com os números expressivos do agro mineiro: em 2023 o setor atingiu uma marca histórica, com valor de produção de R$ 228,6 bilhões, segundo dados da Fundação João Pinheiro, um incremento de R$ 13,2 bilhões na economia do estado.  

“Minas tem a maior diversificação agrícola do país. São mais de 600 mil propriedades rurais em seu território, produzindo alimentos, fibras e energia renovável que abastecem o mercado interno e externo e nos colocam em posição de destaque no cenário global. Não à toa, o aniversário da Faemg celebra também o Dia do Produtor Rural Mineiro, o grande protagonista de todo este desempenho, que carrega nas mãos a responsabilidade de impulsionar a economia e alimentar a população”, destaca o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Segundo ele, os homens e as mulheres do campo utilizam tecnologia e buscam se capacitar para garantir uma crescente produtividade com o menor impacto ambiental. “O produtor rural é engajado, investe em inovação e sabe que preservar os recursos naturais é garantir o futuro. Sua atuação consciente e sustentável, aliada a uma agricultura adaptada às regiões tropicais e ao forte investimento em pesquisa, fizeram do agro a potência que é hoje. Deixamos de ser um país importador para nos tornar um dos principais fornecedores de alimentos para o mundo”, acrescenta.

Dia do Produtor Rural Mineiro

Instituído em 1998 pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Dia do Produtor Rural Mineiro é uma homenagem e uma celebração conjunta da força da Faemg, dos sindicatos e dos produtores rurais do estado na construção de um futuro próspero para Minas Gerais. A federação, que é hoje a maior do país, com 401 Sindicatos de Produtores Rurais filiados, tem sido defensora dos direitos e interesses dos homens e mulheres do campo, atuando pelo crescimento sustentável e a inovação no setor.

Para marcar esta data, entra no ar, a partir de hoje, nos principais veículos de comunicação do estado, uma campanha publicitária que retrata o trabalho incansável dos produtores rurais para alimentar a população. A campanha reforça o apoio do Sistema Faemg Senar para que eles possam se modernizar, produzindo cada vez mais e melhor. A sucessão familiar também é abordada na campanha, evidenciado o campo como o “caminho para o futuro”.

 

Clique na imagem para assistir o vídeo da campanha.
}