Com público que ultrapassou 20 mil visitantes de mais de 30 países e que alcançou 55 milhões de reais em negócios, a SIC – promovida pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com Espresso & Co., Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais, reforça o compromisso de ser uma plataforma global de discussão e um canal de negócios para os cafés brasileiros. A 11ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), que aconteceu de 8 a 10 de novembro, em Belo Horizonte, elegeu como tema do ano Origens Produtoras – uma visão de futuro para uma nova cadeia do café e destacou um dos assuntos mais relevantes da atualidade: sustentabilidade.
“Encerramos a 11ª Semana Internacional do Café com uma participação expressiva do público, o que é muito importante para que as pessoas possam conhecer essa grande cadeia produtiva do café. A SIC mostra a união de um setor tão importante para Minas e para o Brasil e oferece aos pequenos e médios produtores, que muitas vezes não conseguem mostrar seus cafés de excelência lá em seu município, a oportunidade de comercializarem os produtos não somente para compradores nacionais, mas também para importadores. Vamos continuar trabalhando para dar ainda mais robustez a esse setor da economia”, comemora Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar.
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Durante a SIC, foram realizados mais de 60 eventos institucionais do Sistema Faemg Senar, incluindo reuniões das comissões técnicas de café nacional e estadual; café com compradores do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados da CNA; encontro dos jovens da cafeicultura; hub conecta de cafeicultura; oficinas de harmonização; oficina e-commerce exportação; palestras com temas variados; sessões de cupping; apresentações no Espaço Inovação e a premiação do 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte.
Um dos destaques foi a assinatura do pacto para promover trabalho decente e o aperfeiçoamento das relações e condições de trabalho na cadeia produtiva do café. O estande do Sistema Faemg Senar foi uma atração à parte, com uma cafeteria onde os visitantes puderam apreciar os cafés de qualidade. O Empório Sistema Faemg Senar reuniu alguns deliciosos produtos fabricados com o capricho e qualidade típicos dos produtores rurais mineiros e a expertise adquirida em cursos, treinamentos e Assistência Técnica e Gerencial do Senar Minas.
Tendências e futuro para o agronegócio Café
O tema central do evento foi debatido em diversos momentos da programação. Nos painéis do Simpósio DNA Café – que traz as principais tendências do mercado – discutiu-se que qualidade e certificação são importantes, mas não suficientes: a diferenciação de cafés está na origem e sua sustentabilidade. O consumidor atual quer saber de onde vem o produto que consome, sua origem, rastreabilidade e seu impacto no planeta, como discutido no painel Origens produtoras e o novo cenário mundial.
“Mais uma vez, a Semana Internacional do Café se confirma com um fórum legítimo do setor, que discute tendências, valoriza o trabalho dos nossos produtores e destaca métodos inovadores para aumentar a produtividade e construir um futuro mais sustentável. Esta edição, trouxe uma reflexão sobre a importância de proteger e promover nossas origens, garantindo a autenticidade e qualidade do café que chega à xícara dos consumidores.”, diz o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Em sua palestra Futuro e tendências do agronegócio, Marcos Jank, professor-sênior de agronegócio do INSPER-SP, destacou o aumento da urbanização, da população e da renda per capita na Ásia como fator determinante para o potencial crescimento do mercado internacional do café. Em outros fóruns de discussão, enfatizou-se a relevância de países como Japão, Coreia do Sul e China no mercado de exportações brasileiro.
Premiações
O grande destaque do terceiro dia (10/11) foi a cerimônia de premiação do Coffee of the Year 2023. O café do Sítio Cordilheiras do Caparaó, em Iúna, Espírito Santo, produzido por Deneval Miranda Vieira Junior, foi o grande campeão da categoria de cafés arábica. Para o produtor, o evento é uma grande vitrine de divulgação e visibilidade dos produtos. “A SIC dá luz ao nosso trabalho e chancela a qualidade do café que produzimos para o mercado. Isso é essencial para o crescimento de nosso negócio”. Já na categoria de cafés canéfora, o primeiro colocado foi o café do Sítio 3 Marias, de Alto Rio Novo, Espírito Santo, produzido por Wagner Gomes Lopes.
O produtor mineiro José Alexandre Lacerda, de Espera Feliz, foi um dos vencedores do COY. O café produzido por ele, o Forquilha do Rio, foi escolhido como o 2º melhor do Brasil. “Tive a honra de conquistar o 2º melhor café do Brasil na SIC. Orgulho e satisfação muito grandes de ter o meu trabalho, da minha família e de todos os produtores daquela região montanhosa sendo reconhecido como o segundo melhor do Brasil”, celebrou o produtor. Segundo ele, a premiação é um reconhecimento ao trabalho desempenhado com seriedade e afinco por todos os produtores rurais, de Minas e do Brasil.
Ainda sobre o ciclo de competições desta sexta-feira, Daniel Vaz, da Five Roasters, do Rio de Janeiro, ganhou como melhor barista do ano, no Campeonato Brasileiro de Barista, e a Fazenda Jangada, de Cabo Verde (MG), levou o primeiro lugar na competição Torrefação do Ano, organizada pela Atilla Torradores, levando um torrador de café Atilla Bancada Segunda Geração, além de um troféu feito pelo artista mineiro Robson Emerick. Em seguida, foi anunciado o melhor design de embalagem de café na premiação Espresso
Design: o primeiro lugar ficou com Madura Coffee, com a edição carnavalesca Cura Ressaca.
O terceiro dia de evento contou, também, com apresentações musicais da cantora Simone e do padre Fábio Melo. Ambos se apresentaram durante a Premiação Florada 3corações, uma das patrocinadoras da SIC.
"Em mais uma edição da SIC, pudemos ver, novamente, a força do nosso café, esse produto emblemático para Minas Gerais. Nossa missão é gerar empregos e renda no campo, sempre priorizando uma produção sustentável", declarou Thales Fernandes, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
Para conferir o evento na íntegra, acesse o site www.semanainternacionaldocafe.com.br e @semanainternacionaldocafe.
Sobre a Semana Internacional do Café
Desde seu lançamento, em 2013, a SIC gera oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro, tanto para o mercado nacional quanto para o internacional, abrindo espaço para conexões e transações comerciais para todo o setor. A SIC tem como foco as transações B2B, que inclui desde produtores de café, representantes de empresas que atuam em todas as etapas da cadeia produtiva de seleção, processamento e embalagem do grão até pequenos e grandes empresários do setor. Além disso, o evento conta com a participação de profissionais como agrônomos, mestres de torra, baristas e representantes de setores complementares, como o de leites vegetais.