O Sistema Faemg Senar deu mais um passo importante rumo à modernização do atendimento aos Sindicatos dos Produtores Rurais (SPR’s), em Minas Gerais. Por meio do projeto “Conexão SPR’s”, 280 sindicatos estão recebendo, nesta primeira fase, equipamentos de última geração para a criação de “Salas do Produtor”, espaços equipados com notebooks, webcams e Smart TVs que visam facilitar o acesso à informação, promover a educação a distância e fortalecer a conexão entre os produtores rurais e o Sistema.
Essa é mais uma iniciativa pioneira do Sistema, segundo o superintendente do Senar, Celso Furtado Jr., com o propósito maior de democratizar o acesso à tecnologia e às inovações da agropecuária, proporcionando oportunidades de aprendizagem para os produtores e seus familiares, por meio de cursos à distância, utilizando a plataforma Senar Play. Além disso, poderemos realizar reuniões virtuais de acompanhamento das nossas ações e garantir maior proximidade com nossos produtores. A cada período, vamos trabalhar para um Senar + digital + tecnológico + virtual; possibilitando atender um maior número de pessoas”, afirma o superintendente.
As “Salas do Produtor” serão espaços de interação e aprendizado, permitindo a realização de cursos online, videoconferências e reuniões com técnicos e consultores. “É o espaço ideal para se promover capacitação e estimular a nova geração por meio de conteúdos relevantes e atualizados”, destaca Márcio Lúcio Paiva, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Corinto.
Luiz Carlos Finelli, presidente do Sindicato Rural de Buenópolis, compartilha da mesma opinião: “O kit é importante para a gente fazer videoconferências com palestrantes de outras regiões, convidar nossos produtores para o sindicato e atender melhor os associados. O produtor rural precisa dessas novas tecnologias para se manter atualizado”.
O projeto de modernização dos sindicatos ganhou um novo aliado segundo Júlio Hybner, produtor de café com mais de duas décadas de experiência no movimento sindical e atual presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Lajinha, município da região Leste de Minas Gerais. Hybner destacou a importância dos equipamentos recebidos, que, segundo ele, serão fundamentais para oferecer melhores serviços aos produtores rurais, como a otimização dos espaços físicos para realização de cursos e reuniões. “Estamos buscando a melhor forma de utilizar os equipamentos para atender nossos associados da melhor maneira possível”, afirmou o presidente.
Com a implementação do projeto, o Sistema Faemg Senar espera fortalecer os vínculos entre os sindicatos e os produtores rurais, oferecendo um atendimento mais eficiente e personalizado. Além disso, a iniciativa contribui para a profissionalização do setor agropecuário, preparando os produtores para os desafios do futuro.
"Receber estes equipamentos vai ser muito importante para nós, agentes de desenvolvimento rural e secretários executivos, que recebemos os produtores no dia a dia. Poderemos oferecer um atendimento ainda mais completo e personalizado aos nossos produtores, contribuindo para o desenvolvimento de suas propriedades e para o fortalecimento dos seus negócios. Além disso, as "Salas do Produtor" facilitarão a realização de nossas atividades, como reuniões, treinamentos e acompanhamento técnico", destaca Maria de Fátima Souto, Agente de Desenvolvimento Rural (ADR) e secretária executiva do Sindicato de Produtores Rurais de Bocaiuva.