Capacitação, troca de experiências e fortalecimento das mulheres no agronegócio. Esses foram os pilares do 1º Encontro das Líderes do Agro de Araguari, promovido pelo Sistema Faemg Senar, por meio da Comissão Faemg Mulher, e pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município. Mais de 100 pessoas participaram do evento, com o tema “Café com Leite”. A vice-presidente da Comissão Faemg Mulher, Luisele Bueno Caires, destacou que o evento teve o objetivo de fortalecer as mulheres do agronegócio e incentivar outras a participarem dos núcleos femininos nas comunidades.
Durante o evento, o vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, apresentou as ações e serviços oferecidos aos produtores rurais, com ênfase ao trabalho voltado às mulheres. “Estou muito feliz de participar deste encontro em Araguari, ao lado do Sindicato e das produtoras rurais, essas líderes que fazem a nossa agropecuária ser gigante. É momento de dialogar com elas e trazer as informações do nosso Sistema”, afirmou.
A presidente da Comissão Faemg Mulher, Juliana Rezende Mello, destacou que o encontro reuniu mulheres de outras cidades mineiras, como Monte Carmelo e Patos de Minas, e inclusive de Catalão, em Goiás. “Foi muito interessante porque estão aqui mulheres de vários setores, como café, pecuária, leite, cereais. Um evento com muita conexão e com palestras técnicas que foram bem interessantes e com uma dinâmica coletiva”, explicou.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari, Malk Mauad, destacou que o Sistema Faemg Senar sempre tem apoiado eventos em todo o Estado, como o Encontro das Líderes em Araguari.
A produtora rural Lorena Micaella aprovou a iniciativa. “Está sendo maravilhoso porque estamos tendo este networking com outras mulheres, entendendo melhor a história delas, além de excelentes palestras que agregam muito para o nosso crescimento”, disse.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, ressaltou que vários sindicatos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba criaram núcleos de mulheres recentemente. “Eventos como este são um incentivo para que mais mulheres participem das atividades, potencializando a força feminina no agronegócio mineiro”, concluiu.
A programação do evento contou com palestras sobre melhoramento genético, atuação da mulher na pecuária, gestão rural e, também, roda de conversa. O evento teve o apoio da ABCZ Mulher, Sicoob Aracoop, Cooperativas Cafeeiras e empresas.