Compartilhe


Comissão discute demandas colhidas na Rota do Queijo

FESTIVAL DO QUEIJO ARTESANAL DE MINAS
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE
13/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

A Comissão Técnica de Queijo Minas Artesanal do Sistema Faemg Senar aproveitou o primeiro dia do Festival do Queijo Artesanal de Minas para realizar sua reunião. No encontro, realizado no Expominas, o grupo falou sobre os resultados da Rota do Queijo e comemorou a regulamentação da produção do Queijo de Casca Florida Natural.

Reunião foi no Expominas

Frank Barroso, presidente da Comissão, ressaltou que foi uma vitória da ciência em prol dos produtores. “Os estudos apenas confirmaram o que a gente já sabia: que o produto não faz mal nem oferece nenhum risco à saúde”.

Frank Barroso

Para detalhar as informações levantadas pela Rota do Queijo, realizada em fevereiro deste ano, a analista de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar e coordenadora do Programa ATeG Agroindústria, Paula Lobato, falou sobre as 14 cidades visitadas.

Paula Lobato

A proposta era apresentar aos produtores o trabalho da CT e trazer os principais desafios de cada local. Entre os mais comuns, estão a concorrência desleal, legislação, os gargalos de comercialização e a sucessão familiar. “Os produtores se questionam ‘estou arrumando a minha queijaria, mas para quem ela vai ficar?’”, citou a analista.

De acordo com Paula, os três temas mais citados serão os primeiros objetos de trabalho da comissão no intuito de começar a resolver as demandas apontadas nas regiões produtoras.