A Comissão Técnica de Queijo Minas Artesanal do Sistema Faemg Senar aproveitou o primeiro dia do Festival do Queijo Artesanal de Minas para realizar sua reunião. No encontro, realizado no Expominas, o grupo falou sobre os resultados da Rota do Queijo e comemorou a regulamentação da produção do Queijo de Casca Florida Natural.
Frank Barroso, presidente da Comissão, ressaltou que foi uma vitória da ciência em prol dos produtores. “Os estudos apenas confirmaram o que a gente já sabia: que o produto não faz mal nem oferece nenhum risco à saúde”.
Para detalhar as informações levantadas pela Rota do Queijo, realizada em fevereiro deste ano, a analista de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar e coordenadora do Programa ATeG Agroindústria, Paula Lobato, falou sobre as 14 cidades visitadas.
A proposta era apresentar aos produtores o trabalho da CT e trazer os principais desafios de cada local. Entre os mais comuns, estão a concorrência desleal, legislação, os gargalos de comercialização e a sucessão familiar. “Os produtores se questionam ‘estou arrumando a minha queijaria, mas para quem ela vai ficar?’”, citou a analista.
De acordo com Paula, os três temas mais citados serão os primeiros objetos de trabalho da comissão no intuito de começar a resolver as demandas apontadas nas regiões produtoras.