Compartilhe


Carreta Agro bate recorde em Montes Claros

EXPOMONTES
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
09/07/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Na edição especial que celebrou a 50ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), as ações da Carreta Agro pelo Brasil tiveram recorde de público. No total, 4.296 visitantes passaram pelo complexo ao longo da exposição, participando de imersões e conhecendo sobre o agro. Com grande participação de escolas de várias cidades do Norte de Minas, o sucesso foi tamanho que, em um único dia, na terça-feira (2 de julho), foram 1.044 visitantes - número nunca antes alcançado.

“Tudo o que a gente pode proporcionar de conhecimento para essas crianças agrega valor para a vida delas. O nosso país é movido pelo agro e trazer essas crianças para conhecer a produção rural é importante”, afirma a auxiliar de educação Simone Dias, da Escola Municipal Celme Borém, de Campos Eliseos, zona rural de Montes Claros.

As ações na carreta envolveram vídeo imersivo, cozinha show com receitas que valorizam a cultura gastronômica regional e gravação de 21 podcasts com produtores e empresários do agronegócio no Norte de Minas. “A Carreta Agro pelo Brasil abrilhantou a Expomontes. Foi um trabalho que começamos, em parceria com a Sociedade Rural e Sistema Faemg Senar, ainda em janeiro, construindo uma programação imersiva, especialmente para as escolas, contribuindo na formação dos jovens estudantes”, contou o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Alexandre Rocha.

Projeto pedagógico

A estrutura da carreta, com quase 100 m² e espaços multiusos, foi montada na entrada principal do Parque de Exposições João Alencar Athayde em Montes Claros, sendo a primeira parte da rota do projeto pedagógico proposto pelo Sindicato dos Produtores Rurais. Os alunos passaram ainda pela Fazendinha e pelos estandes do Instituto Federal e Unimontes, do Sebrae e do Sindicato Rural/Idene, onde tiveram contato com produtos do campo, como frutas, derivados de leite e mel.

“Montes Claros ficará na história da Carreta Agro. O que fizemos foi plantar a semente de uma mudança cultural. Este é nosso papel: levar a imagem positiva do agronegócio e do produtor rural para toda a sociedade, principalmente a urbana dos maiores centros”, destacou a vice-presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Hilda Loschi.

Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins, o grande sucesso da iniciativa vem reforçar o papel do produtor rural no dia a dia das cidades. “Colocamos os visitantes em uma verdadeira imersão na realidade dos produtores. Essa presença maciça das crianças, vendo os produtos primários e suas transformações. Mostramos que o alimento consumido em casa é fruto de um trabalho e empenho diário do produtor rural”.

A oportunidade de conhecer o universo agro de perto também foi marcante para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). “Essa vivência, ainda que mais singela para eles, é uma oportunidade importante. A ideia é dar continuidade a esse conhecimento no dia a dia da escola. É uma experiência sensorial que, por meio do lúdico, agrega novos conhecimentos”, disse a professora da APAE, Maria da Glória Pereira.

}