Compartilhe


Carmo do Rio Claro se destaca no Sucessão no Campo

SUCESSÃO NO CAMPO
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
24/03/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Programa Sucessão no Campo foi encerrado em Carmo do Rio Claro, depois de dois meses de trabalho com produtores e seus sucessores. O projeto do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos foi realizado no município pela parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Sicoob Credicarmo. O objetivo é estimular a sucessão e preservar a continuidade dos negócios familiares no campo por meio de aulas expositivas e consultorias nas propriedades rurais. 

A formação é destinada a produtores e seus potenciais sucessores com idade mínima de 16 anos. Entre os objetivos está a sensibilização dos jovens quanto às oportunidades do agronegócio. No final do programa é elaborado um Plano de Sucessão Familiar. 

O produtor Valdinei Lemos Jonas participou com o filho, Vagner Henrique Ribeiro Jonas. Os dois trabalham na propriedade da família, a Fazenda Nossa Senhora do Carmo, com as culturas da soja, milho e café. Segundo o produtor, foi um período de muito aprendizado e troca entre os participantes que irá contribuir para o desempenho da atividade. 

Para o diretor do Sicoob Credicarmo, Rodrigo Carvalho Rollim, é sempre importante ter o associado junto com a cooperativa, em negócios e treinamentos, para conhecer suas opiniões e necessidades. “O Sucessão no Campo é um treinamento para desenvolver, principalmente nos jovens, a visão sistêmica da propriedade e apresentar ferramentas de gestão visando melhorar a competitividade dessas ao longo do tempo. O jovem deve conhecer o negócio dos pais para melhor desenvolvê-lo no futuro. O programa também apresenta aos jovens as oportunidades do agro. Dá ao sucedido oportunidade de mostrar o que faz, como faz e porque faz para os sucessores”.

Rodrigo também participou do Programa junto com o filho, Rafael (em primeiro plano, na foto acima), e destaca a importância desse trabalho. “Foi uma oportunidade única a de participar nesta turma de excelentes produtores, que compartilharam conhecimentos e, para mim, um momento em que o Rafael pode entender a empresa rural, como ela funciona e suas particularidades, criando a sua visão de futuro”.

O instrutor Lúcio Flávio de Oliveira Gouvêa destaca que, entre os grupos já trabalhados por ele, o de Carmo do Rio Claro se destaca. “A turma era muito boa, os filhos na idade certa para captar todo conteúdo. Esse foi o primeiro Programa realizado no Carmo e vivemos momentos emocionantes no seminário de encerramento”.