Começou nesta sexta-feira (4) um módulo de aulas virtuais ao vivo dentro do Programa de Aprendizagem Rural em Ituiutaba. O formato online foi adotado como medida de prevenção durante a pandemia do Covid-19. Este módulo é o último da edição realizada em parceria com a BP Bunge Bioenergia, que teve início em junho do ano passado.
Ao todo, o programa promoveu no município 15 módulos voltados para a cultura da cana-de-açúcar, com 38 participantes, e outros 14 módulos com temas na área de administração de empresas agrossilvipastoris, que contou com 19 participantes. No último módulo, o tema é “O Jovem no Mundo do Trabalho”, ministrado pela instrutora Ana Carolina Knychala Faria.
“Os alunos estão gostando deste formato e apresentando um bom comprometimento com as aulas”, explica a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba, Marina da Silva Pereira. De acordo com ela, foram formadas duas turmas de cada área, divididas nos períodos matutino e vespertino. As aulas seguem até o dia 11 de setembro.
O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira, explica que esta é a primeira experiência de aulas online ao vivo no Triângulo Mineiro e o resultado é positivo. “Neste formato, os alunos conseguem tirar as suas dúvidas em tempo real e interagir com a instrutora, como se fosse presencialmente. E com a vantagem de garantir, desta forma, o distanciamento social necessário neste momento de pandemia”, conclui Oliveira.
O programa Aprendizagem Rural capacita jovens que querem ingressar no mercado de trabalho rural, conforme a Lei do Menor Aprendiz.