Plataformas digitais são definidas como uma infraestrutura e arquitetura digital (de sistemas), baseada nas nuvens (cloud), interativas (redes), com regras de negócios que facilitam a interação entre usuários e desenvolvedores de conteúdo (serviços). As regras de negócios definem as camadas de dados e informações sobre as quais se pretende extrair valor e sobre as quais a organização ou empresa tem maior atenção.
A Plataforma Digital de Desenvolvimento Rural Integrado e Sustentável - NovoAgro 4.0 - tem como objetivo promover a inovação e o desenvolvimento rural em bases sustentáveis e de forma integrada, através da melhoria contínua da gestão dos estabelecimentos rurais
considerando parâmetros econômicos, ambientais e socioculturais nos agroecossistemas, a partir da análise de dados obtidos nos estabelecimentos pertencentes a um território, proporcionando condições para aumento da competitividade dos negócios envolvidos, a sustentabilidade do território e a saúde e qualidade de vida do produtor, colaboradores e seus familiares.
É um modelo de negócio baseado na computação cognitiva, que visa aperfeiçoar a compreensão dos gestores sobre os problemas que afligem o produtor e a produção rural, com base no tratamento do grande volume de dados gerados nos programas e projetos de assistência técnica e gerencial.
Irá gerir um conjunto de informações a partir da sistematização de dados obtidos, em uma primeira fase, com a aplicação do diagnóstico de sustentabilidade em propriedades rurais de um determinado território e pertencentes a um sistema produtivo.
A Plataforma foi construída a partir do instrumento ISA – Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas, utilizando tecnologias da informação como Data Warehouse (DW), Business Intelligence (BI) e Data Mining (DM).
O ISA foi gerado pelo Governo de Minas a partir do desenvolvimento de métricas e parâmetros em um conjunto de indicadores que permitem ao produtor, tomador de decisões, identificar riscos e oportunidades dos diversos usos e ocupações do solo no estabelecimento rural. O sistema de indicadores propõe uma abordagem holística da propriedade, sobre os pilares ambiental, social e econômico, em uma escala temporal mais ampla, permitindo definir estratégias de curto, médio e longo prazo para o planejamento do estabelecimento rural. A planilha ISA é uma ferramenta pública e disponível para uso na internet.
Um Data Warehouse (Armazém de Dados ou Depósito de Dados) é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.
O DW nada mais é do que um depósito de dados, projetado especialmente para organizar os dados de tal forma que facilite e viabilize o acesso a informações, o que não é possível no modelo tradicional de armazenamento de dados. Quando um sistema é construído, o objetivo da maioria é facilitar a coleta e armazenamento de dados, porém o modelo tradicional privilegia a gravação e leitura, sem se preocupar com a geração de informações e conhecimento.
O termo Business Intelligence (BI) pode ser traduzido como Inteligência de negócios e refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. O BI utiliza técnicas em conjunto com o DW para analisar os dados.
A Mineração de Dados (Data Mining) é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados.
O DM é um conjunto de técnicas usadas na descoberta de padrões, possibilitando descobrir informações e gerar conhecimento relacionado aos dados onde essas técnicas são aplicadas. Como existem diversas técnicas, conhecidas como algoritmos, o DM é sem dúvida o mais complexo, exigindo um conhecimento elevado de quem faz uso, tanto na preparação dos dados, quanto na interpretação das informações.
Registros, muitas vezes, representam apenas dados e não conhecimento. A Descoberta de Conhecimento em Bancos de Dados (Knowledge Discovery in Databases – KDD) constitui-se de um processo, não trivial, de extração de informações implícitas, previamente desconhecidas e potencialmente úteis, a partir dos dados armazenados em um banco de dados.
O dashboard apresenta os resultados condensados das propriedades avaliadas em um determinado projeto. De maneira rápida e visual, tem-se um balanço dos resultados (médias) para análise geral dos gestores.
Inteligência Analítica
No módulo de Inteligência Analítica são realizadas análises mais elaboradas dos dados coletados pelos técnicos.