Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Visita ao Centro de Excelência do Café

CENTRO DE EXCELÊNCIA EM CAFEICULTURA
ESCRITO POR LUCIANA TRINDADE, DE VARGINHA
02/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Nessa quarta-feira (1/2), o diretor técnico do Sistema Faemg Senar, Christiano Nascif, e o gerente de tecnologia da informação Dario Wiston realizaram uma visita de acompanhamento à obra onde está sendo finalizado o Centro de Excelência em Cafeicultura. O grupo foi recebido pela equipe do Escritório Regional de Varginha.

Segundo o diretor técnico Christiano Nascif, a obra está bem adiantada, mas não foi totalmente concluída devido ao excesso de chuvas e também por conta de questões que não dependem do Sistema Faemg Senar, mas de fornecedores e órgãos públicos. Porém, com a chegada dos três colaboradores, o Centro de Excelência em Cafeicultura já deu início às atividades internas.

“Estrategicamente, já estamos funcionando porque contatos já têm sido feitos e algumas parcerias já vêm sendo firmadas. A previsão é que, em março, já seja possível receber em nossa estrutura atividades de extensão e cursos customizados para empresas. Mesmo não operando em sua plenitude, essa aproximação com o mercado cafeeiro é fundamental para que o Centro de Excelência em Cafeicultura se torne referência nacional no agronegócio do café”, afirmou.

 

Equipe do Sistema Faemg Senar de Belo Horizonte visitou as obras do Centro de Excelência do Café, em Varginha 

 

Novos profissionais

O Centro de Excelência em Cafeicultura está em fase de final de construção, em Varginha, no Sul de Minas, e começou a receber os primeiros especialistas: o diretor Kelsen de Andrade Nether, o analista de relações institucionais Diógenes Caxin de Deus e o analista técnico de negócios Flávio de Oliveira Gouvêa.

“O Centro de Excelência em Cafeicultura vai trazer relevância para a cafeicultura em todas as áreas produtoras do café em Minas Gerais, como o Cerrado, o Chapada de Minas, os Matas de Minas, o Mantiqueira e o Sul de Minas, além das outras regiões cafeeiras no país, como Franca, Paraná, Espírito Santo e Rondônia. Além disso, a expectativa é que o espaço se torne um hub de tecnologia e inovação no fomento de cursos de educação formal e de curta duração na área do agronegócio”, avalia o diretor, Kelsen. 

Novos profissionais chegam para atuar no Centro de Excelência do Café

 

“Com a proximidade do fim das obras, o Centro de Excelência em Cafeicultura poderá iniciar as suas atividades para o público externo. A expertise e a experiência dos profissionais, que chegaram e dos demais que ainda estão para vir, vão fomentar mais a cadeia produtiva do café com a promoção de capacitações, pesquisas e desenvolvimento de atividades que irão contribuir para o aprimoramento de processos”, afirma o gerente do Escritório Regional, Caio Sérgio Santos e Oliveira.

Estrutura

Com área construída de aproximadamente 5 mil metros quadrados e instalado em um terreno de 20 mil metros quadrados, localizado ao lado da Fazenda Experimental da Fundação Procafé, o Centro de Excelência em Cafeicultura possui espaço para exposições, centro de convenções, quatro laboratórios (um exclusivo para cafés especiais), salas de aulas e áreas para pesquisas e experimentos.