Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


União para resolver desafios globais

EVENTO
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE
30/01/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES

Sistema Faemg Senar participa de intercâmbio com agritechs europeias

O Sistema Faemg Senar participa, nesta segunda-feira (30/1), do Conexão Minas-Países Baixos - Encontro Internacional em Agritech. Organizado pelo Escritório Holandês de Apoio aos Negócios e outros parceiros, o objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos e negócios entre empresas do agro dos dois países, com foco em soluções que privilegiem o casamento entre produtividade e sustentabilidade. Realizado no auditório da Fiemg, o evento é uma parceria com o Governo de Minas, a própria Fiemg e a Prefeitura de Belo Horizonte.

O vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, representou a entidade na abertura e o diretor técnico e superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, apresentou dados técnicos e econômicos do agro mineiro. Os organizadores do encontro destacaram que, em um contexto de mudanças climáticas globais, Minas Gerais é um celeiro de alimentos convivendo harmonicamente com o meio ambiente.

Ebinho Bernardes

Nesse sentido, o adido de Agricultura na Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, Paul Van de Logt, agradeceu a presença de todos e destacou a importante conexão com o Sistema Faemg Senar. “Somos pequenos [a Holanda] e o Brasil é gigante. Temos muito o que trocar em termos de tecnologias de agricultura sustentável. Na nossa transição para esse modelo, abrem-se oportunidades para o intercâmbio de experiências entre agritechs”, comentou. Participaram das apresentações e rodadas de negócios empresas de tecnologias para produção e logística e a Universidade Wageningen, considerada a maior do mundo em agricultura.

Ebinho classificou este como um momento muito importante para Minas e para o Brasil. “Apesar das dificuldades que o produtor rural encontra, é importante ressaltar que preservamos cerca de 33% das nossas florestas. O Sistema Faemg Senar tem buscado diuturnamente alinhar produção de alimentos com sustentabilidade por meio do nosso braço educacional, o Senar Minas, por meio do qual levamos informação, tecnologia e aprendizagem aos nossos produtores e trabalhadores rurais”.

Christiano Nascif

A grande preocupação da entidade com esse equilíbrio foi um ponto importante da apresentação de Christiano Nascif, que mostrou a relevância econômica de Minas Gerais no cenário nacional e a diversidade de produtos do estado. O diretor técnico apontou o sucesso de projetos como o FIP Paisagens Rurais e o Agro + Verde, desenvolvidos pelo Sistema Faemg Senar e parceiros e tidos como as maiores iniciativas de agricultura regenerativa do país. “Minas Gerais é o estado que mais cresce na sustentabilidade de sua produção agropecuária”, resumiu.

Em sua programação, o Conexão Minas-Países Baixos - Encontro Internacional em Agritech também prevê apresentações das empresas estrangeiras e rodadas de negócios. Ebinho Bernardes reforçou que o Sistema Faemg Senar está à disposição para agregar forças: “estamos presentes em quase todos os municípios de Minas Gerais. Temos uma relação muito próxima com as prefeituras e outras entidades para somar esforços e ter êxito nessa missão”.

A partir da esquerda: Christiano Nascif, Ebinho Bernardes e o gerente executivo técnico do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha de Melo