O Sindicato dos Produtores Rurais de Itaúna acaba de ganhar um reforço em sua chancela e, a partir de agora, passa a incluir o nome do município de Itatiaiuçu em sua assinatura. A parceria firmada, neste mês, com a prefeitura e com o apoio do Sistema Faemg Senar, mostra o potencial de expansão da entidade cooperada e marca a promessa de um novo tempo. A partir da assinatura do termo de cooperação técnica com a Secretaria de Planejamento de Governo e Desenvolvimento Econômico de Itatiaiuçu, produtores, trabalhadores rurais e seus familiares terão acesso gratuito a cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar em prol do desenvolvimento rural.
O presidente do Sindicato, Deiler Antunes, vê a novidade com muito entusiasmo já que houve um tempo, segundo ele, em que a entidade esteve “acomodada e sem comprometimento com sua missão”. Porém, uma das propostas de seu segundo mandato, iniciado em julho deste ano, é tornar o produtor rural protagonista e trazê-lo mais para perto, além de impulsionar as capacitações da mão de obra no campo. “Somos um Sindicato relativamente pequeno hoje, com 175 associados, mas podemos mudar isso, sermos mais reconhecidos por transformar vidas por meio do conhecimento, alcançando a marca de 300 a 500 pessoas”, disse. O caminho, segundo Deiler, é um só, mostrando o quanto o Sindicato tem a oferecer à classe e como ajudá-la a evoluir, independente da cadeia produtiva.
Deiler também destacou o apoio que vem recebendo da Faemg. “A atual presidência é bastante alinhada, cumprindo a premissa de “menos BH, mais interior”. Sempre nos convidam para as reuniões internas e nos orientam sobre como fazer a diferença na comunidade rural da região, com diretrizes para uma gestão eficiente. Isso nos motiva muito”, explicou, relembrando um dos momentos mais difíceis que a entidade já passou, com uma dívida que ultrapassava R$250 mil, contraída em gestões anteriores à década de 90, travando muitas movimentações importantes na rotina administrativa. “Negociamos, quitamos e zeramos o jogo. Estamos mais prontos do que nunca para uma atuação forte e com representatividade”, completou Deiler.
Os Agentes de Desenvolvimento Rural pelo Sindicato de Itaúna e Itatiaiuçu, Dênio Augusto Bento e Jânia Rabelo, são integrantes da equipe que também comemora os resultados dessa nova fase. “O mais gratificante ainda é ver um produtor que não tinha muito conhecimento técnico em sua área e, depois do treinamento, melhorou a renda e a qualidade de vida da família. Isso é o que nos motiva”, comentou Dênio, enquanto verificava na planilha os cerca de 20 treinamentos realizados em 2023 e centenas de produtores capacitados em cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, sendo os mais procurados o de Tratorista, Retroescavadeira, Avicultura, Derivados do Leite, Inseminação Artificial em Bovinos e Apicultura. Outra implementação que tem sido sucesso na região é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Balde Cheio). A expectativa é a criação, em breve, de uma nova turma para atender a cadeia produtiva da apicultura.
“Temos acompanhado de perto a dedicação e a evolução desta entidade cooperada, apoiando-a em suas diferentes necessidades e demandas. As conquistas mais recentes são reflexo de uma “casa” que defende e representa, de fato, a classe produtora e que sabe aonde quer chegar com foco na transformação no campo”, disse o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Sete Lagoas, Rodrigo Ferreira.
Equipe do Sindicato:
Diretoria
Presidente: Deiler Antunes Silva
Vice-presidente: Ronei Silva Moreira
Secretário: Acácio Luciano Moris de Souza
Tesoureiro: Douglas Menezes de Lima
Suplentes da Diretoria
Elder Henrique Morais
Romeu Moreira Júnior
Carlos Fernandes Camargos
Daniel Carvalho Rios
Conselho Fiscal
Efetivo: Nilton Queiroz de Faria
Felipe Drummond de Marco (Veterinário do Sindicato)
José Maria Dornas
Suplentes Conselho Fiscal
Keiller Alexsander Batista
Avilmar Heleno Vilaça de Oliveira
Thiago Silva Morais
Secretárias executivas
Janaína Gomes
Jânia Rabelo
Agentes de Desenvolvimento Rural
Dênio Augusto Bento
Jânia Rabelo