Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Setor quer mais representatividade no poder público

PECUÁRIA DE LEITE
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
22/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

A ampliação da representação política do setor foi uma das iniciativas apontadas para a reestruturação do mercado do leite no Brasil, durante o Encontro do Leite promovido nesta terça-feira (21/5), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O debate, que reuniu produtores rurais, representantes de sindicatos da região e lideranças do agronegócio, foi mediado pela Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar.

Encontro do Leite foi mediado pela Comissão Técnica do Sistema Faemg Senar

“O grande problema do leite é que temos pouca representação política no Congresso Nacional, nas prefeituras e câmaras municipais. Tem pouca gente para defender o leite. Eu ouço muito que nós só lembramos de ir a Brasília quando o preço abaixa”, disse o presidente da Cemil, Vasco Praça Filho. Ele destacou que é preciso fortalecer o apoio à Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, por exemplo.

O presidente da Certrim, Luiz Henrique Borges Fernandes, também destacou que o momento é de fortalecer as lideranças do agronegócio. “Essa é a esperança que estamos buscando. Pessoas que estão enxergando ‘lá na frente’ e têm condições de criar novas alternativas e brigar em questões como a importação do leite, a merenda escolar, a incorporação do leite em todos esses contextos sociais. Este é o primeiro passo que precisamos dar”, afirmou.

O presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, Jônadan Ma, avaliou positivamente o Encontro, que contou com a visão de vários setores, como cooperativismo, comercial e industrial, e de assistência técnica. “O debate foi bastante amplo, mostrando a importância dessa cadeia produtiva, e da necessidade do fortalecimento deste segmento para mitigar problemas. O Sistema Faemg Senar trabalha para que o produtor sempre fique mobilizado, atento ao mercado e às oportunidades, fazendo a sua parte dentro da porteira e também cobrando politicamente das lideranças e autoridades”, afirmou.

Participantes do debate no Encontro do Leite, em Uberaba

Também participaram do debate o presidente do Conselho do Agronegócio da Associação Empresarial e Comercial de Minas, Estevão Fiuza, o coordenador técnico regional da Emater Minas, Gustavo Laterza, e a gerente do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Deise Macedo. O Encontro do Leite ainda contou com a apresentação do Conseleite-MG, ferramenta de previsibilidade do preço do leite utilizada como referência para a negociação entre produtor e indústria.

Participação da região

Representantes classistas e produtores rurais do Triângulo Mineiro marcaram presença no Encontro do Leite e aprovaram a iniciativa de ampliar o debate para a região. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Conquista, Alberto Gomide Bisinoto, elogiou o evento. “O debate foi muito bom, precisamos ter a interação das políticas públicas, seja nas esferas federal, estadual e municipal, junto aos produtores rurais. E eles também precisam ficar atentos, investindo em novas tecnologias para atender as demandas do mercado”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, Osny Zago, o encontro “vem reforçar o evento ‘Minas Grita pelo Leite’, promovido pelo Sistema Faemg Senar em março, que foi um sucesso e resultou em várias conquistas para o setor”. “Aqui foram discutidas diversas questões, como a confiabilidade do rebanho, a produção e a comercialização do leite, enfatizando que o pequeno produtor é a base da cadeia. Eles devem ficar atentos a esses eventos, que buscam a melhora do sistema produtivo brasileiro”, completou.

Encontro do Leite reuniu produtores rurais, representantes de sindicatos da região e lideranças do agronegócio

Eurípedes Boaventura Machado saiu de Nova Ponte para acompanhar o evento e aproveitou para tirar dúvidas sobre o Conseleite-MG. “É difícil unir a nossa classe, especialmente os pequenos produtores, que retiram e fornecem o leite no dia a dia. Por isso, esse debate é importante. Eu fiz o questionamento sobre o prazo para o produtor receber, principalmente porque estamos ‘na mão’ da iniciativa privada. Precisamos diminuir o nosso risco e ter certeza de quanto vamos receber”, ressaltou.

Organização

O Encontro do Leite foi promovido durante a programação do 22º Encontro de Bons Negócios da Certrim, no Armazém Graneleiro. A promoção foi do Sistema Faemg Senar, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Emater-MG, Certrim, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Associação de Produtores de Leite - Abraleite, Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite - FPPL, Associação Empresarial e Comercial de Minas - ACMinas e Cemil.

A abertura também contou com as presenças do presidente do Sindicato de Uberaba, Marco Túlio Prata, e do vice-presidente do Sistema Faemg Senar e presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Márcio Guapo.