Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Meio ambiente é tema de assembleia em Pedro Leopoldo

MEIO AMBIENTE
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
03/03/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

 

Gerência de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar acompanhou os trabalhos

 

O Sindicato dos Produtores Rurais de Pedro Leopoldo promoveu uma assembleia geral extraordinária no Parque de Exposições do município na última quarta-feira (01/03). O Sistema Faemg Senar, por meio da Gerência de Sustentabilidade, acompanhou as tratativas cujo foco é o meio ambiente. Cerca de 70 produtores rurais e associados participaram da reunião.

O objetivo é reforçar a atuação conjunta com o Sindicato em assuntos estratégicos de interesse do setor, apoiando a entidade para resolução de possíveis questões ambientais conflituosas. “Queremos somar conhecimento técnico e jurídico ao Sindicato de Pedro Leopoldo para que os produtores possam se informar sobre implementação de futuras restrições ambientais em suas propriedades e para que eles possam exercer suas atividades econômicas sempre de forma ambientalmente adequada”, destacou o analista de sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Henrique Damásio.

Na oportunidade, houve apresentação do diagnóstico ambiental, que revelou bons indicadores de preservação na região, abrangendo os municípios de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Confins, São José da Lapa, Lagoa Santa, Prudente de Morais, Funilândia, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Esmeraldas, Jaboticatubas e Santa Luzia.

O presidente do Sindicato, Marcelo de Paula Pereira, destacou a importância do trabalho em parceria para levar informação de qualidade ao campo e segurança jurídica. “Reuniões como essa são sempre importantes para levar esclarecimentos, mas, de toda forma, sabemos que o produtor rural tem consciência do seu papel na preservação, mantendo as reservas legais e atuando em demais aspectos que impactam positivamente no meio ambiente”, completou o presidente.  

A Assembleia também contou com a presença do Analista de Desenvolvimento Regional pelo Sistema Faemg, Jhones Matuda, comerciantes, empresários, lideranças de prefeituras de Pedro Leopoldo e Matozinhos, representantes da EMATER, Cooperativa Agropecuária de Pedro Leopoldo (CAPEPE) e autoridades políticas.

 

 

}